Mato Grosso, Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020     

Assuntos Estudantis

Divulgação (Mapa da página | Voltar)

Rumo ao nortão de Mato Grosso

Em Sinop, cada curso do câmpus organizou aulas inaugurais para os veteranos. A Prae participou de uma delas junto aos cursos de Pedagogia e Sistemas da Informação, no dia 18 de fevereiro. No dia seguinte, a equipe reuniu-se com as lideranças estudantis nos turnos matutino, vespertino e noturno para apresentar as propostas de gestão da Prae e ouvir as demandas dos estudantes.

Seguindo viagem, no dia 20 de fevereiro, a equipe reuniu-se com as lideranças estudantis dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal do câmpus de Alta Floresta e aproveitou para conversar com alguns calouros e veteranos em salas de aula sobre os auxílios, bolsas e seguro acadêmico.

É importante destacar que a Atlética Estudantil de Engenharia Florestal e Agronomia (Atlética Praga) está realizando a campanha de solidariedade em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. No ano anterior, a Atlética Praga atendeu mais de 30 famílias com cestas básicas.

As atividades da Prae chegaram ao câmpus de Colíder no dia 21 de fevereiro. Como o câmpus executa seus cursos em modalidades diferenciadas, não teve entrada de acadêmico neste semestre 2019/1, mas foi possível interagir com os acadêmicos de Geografia e de Sistemas de Informação, que estão encerrando suas turmas.

“Além das demandas comuns, os acadêmicos dos três câmpus ressaltaram a importância de se discutir sobre a questão do transporte, pois muitos viajam de cidades vizinhas para realizar o sonho de um curso superior,” lembra a professora Antonia. Sobre os auxílios alimentação e moradia, a supervisora Solange Alcântara ressaltou que “este contato com os câmpus é importante para que a Prae aprimore suas políticas de assistência estudantil, assim como os procedimentos em relação aos editais”.

Uma das histórias que encontramos não pode deixar de ser contada. É do acadêmico João Silva, 39 anos, curso de Ciências Econômicas do câmpus de Sinop. Veio de Brasília com a roupa do corpo e está batalhando para permanecer na cidade e realizar o sonho de sua mãe, já falecida, que hoje também é seu sonho: o ingresso em uma universidade pública.

Superou o primeiro problema, que era concluir o Ensino Médio. Durante a reunião com as lideranças estudantis, João pediu que uma colega lesse sua história. Ao final da leitura, todos estavam emocionados e com o coração apertado. “No velório da minha mãe, prometi a ela que ingressaria em uma universidade pública para realizar seu sonho. Mas como não tinha ensino médio, em um ano fiz Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), estudando através de vídeo e textos em PDF pela Internet, fiz o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e fui convocado pela Unemat de Sinop para cursar Ciências Econômicas,” festejou o acadêmico. Conheça a sua história, lendo a história de vida contada por ele mesmo.

 

 

Voltar - Unemat encerra recepção dos calouros das turmas 2019/1

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000