Mato Grosso, Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018     
Consulta Normatização Acadêmica

Estudos Literários

Linhas de Pesquisa (Mapa da página | Voltar)

O Programa está constituído de uma (01) área de concentração: Estudos Literários. Esta área traduz as prerrogativas de pesquisa consolidadas em três linhas:

 

1) Literatura, história e memória cultural

Esta linha de pesquisa propõe o estudo das relações entre literatura, história e memória cultural. Seu objetivo é discutir a institucionalização canônica dos textos, analisando representações poéticas e ficcionais nos diversos contextos em que se inserem. Atenta-se para a diversidade, intersecções estéticas e as articulações entre experiência vivida e organização social.

 

2) Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa

Esta linha de pesquisa propõe o estudo integrado e comparativo das literaturas produzidas nos países de língua oficial portuguesa, considerando-se as articulações entre literatura, arte, história, política e a sociedade visando a especificidade de cada país e suas relações recíprocas.

 

3) Leitura, Literatura e Ensino

Esta linha de pesquisa propõe o estudo dos processos de leitura e formação do leitor; reflexões de natureza teórica e crítica da produção literária voltada para crianças e jovens, seus diferentes gêneros e suportes; abordagens críticas e trabalhos sobre a situação do ensino da literatura; observação dos contextos histórico-sociais de produção e circulação da leitura e da literatura.

Rede Social


Copyright 2018 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000