Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal

Tecnologia da Informação

Tutoriais (Mapa da página | Voltar)

CONFIGURANDO O MOZILLA THUNDERBIRD

O Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mail que é instalado localmente em seu computador.

Para adicionar um nova conta de e-mail, vá ao menu Editar -> Configurar Contas ...

• Na próxima janela, clique no botão Nova conta...

• Em seguida, marque a opção Conta de email, e clique em avançar (Next).

• No campo Nome, coloque o nome que você deseja que apareça para a pessoa que receberá sua mensagem.

• No campo Endereço de e-mail, coloque seu e-mail e, em seguida, clique em avançar (Next).

• Na próxima tela, em tipo de servidor, selecione POP.

• Em receber mensagens por este servidor, coloque:pop.gmail.com .

• Se houver o campo enviar mensagem pelo servidor SMTP, preencha da seguinte forma: smtp.gmail.com .

• No campo nome de usuário, preencha com seu email completo, incluindo "@unemat.br".

• Se houver o campo nome de usuário do servidor SMTP, repita o mesmo passo anterior, e clique em avançar (Next).

• Em nome da conta, coloque o nome de sua preferência para exibição no Thunderbird. Exemplo. Conta UNEMAT . Após, clique em avançar (Next).

• Na última tela, clique em concluir após confirmar seu dados.

 

Depois, vá novamente ao menu Editar -> Configurar Contas ..., e selecione a opção Servidor (lado esquerdo da tela). Do lado direito a tela com as configurações do servidor POP será aberta. Nessa tela, marque a opção SSL.

Para configurar o servidor SMTP, que é o serviço que envia as mensagens, vá até o Menu Editar -> Configurar Contas ..., conforme foi explicado no início do tutorial e, após, clique em "Servidor de envio (SMTP)", que fica ao lado esquerdo da tela e, em seguida, no botãoAdicionar, caso esteja em branco, ou em Editar caso haja configurações, que ficam no lado direito da tela.

• Em Descrição, coloque um nome para o servidor, ex.: UNEMAT

• Na opção Servidor preencha, smtp.gmail.com.

• Em Porta altere o valor para: 465.

• Marque a opção: O servidor requer autenticação.

• Preencha o campo Nome de usuário com o seu e-mail completo, incluindo "@unemat.br".

• Em Usar conexão segura marque SSL.

• Clique em OK e seu cliente de e-mail local está pronto.

• Dúvidas e sugestões: dati@unemat.br.