Intercâmbios Nacionais e Internacionais.
Intercâmbios Internacionais
1) Acordo de Cooperação celebrado com a Universidade de Aveiro entre docentes do Mestrado em Educação/UNEMAT e docentes do Departamento de Ciências Sociais, Políticas do Territorio dos Programas de Doutoramento em Estudos do Ensino Superior e Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior da Universidade de Aveiro, Portugal. (ENCERRADO)
O convênio de cooperação entre o PPGEdu/UNEMAT e o Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território foi assinado considerando o Acordo Geral de Cooperação firmado entre a UNEMAT e a Universidade de Aveiro no dia 27/06/2012 e se institucionalizou por meio do segundo Termo Aditivo. Este acordo prevê intercâmbio de docentes para o Programa de Mestrado em Educação da UNEMAT e para os Programas de Doutoramento em Estudos do Ensino Superior e de Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior, da Universidade de Aveiro e do Centro de Investigação de Políticas da Educação Superior (CIPES). A colaboração entre as duas instituições prevê a realização conjunta e coordenada de: intercâmbio de pesquisadores, buscando incentivar a pesquisa e o ensino. A missão de pesquisa se realiza por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, encaminhados no sentido de estudar e encontrar alternativas a problemas compartilhados e de interesse comum; publicação conjunta em veículos de divulgação da pesquisa disponíveis nos dois Programas; A missão de docência se efetiva por meio de oferecimento, participação em cursos, conferências, seminários, simpósios e proporciona o intercâmbio de experiências através de visitas recíprocas sobre projetos específicos.
→ Acordo de Cooperacao Universidade de Aveiro e UNEMAT
2) Acordo de cooperação celebrado com a Universidade de Colombia/Facultad de Ciencias Humanas/Departamento de Trabajo Social
Em dezembro/2012 foi assinado o Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional, envolvendo a Universidade do Estado de Mato Grosso, por intermédio do Programa de Pós-graduação em Educação/Curso de Mestrado em Educação e a Universidade Nacional de Colombia, ente universitário autônomo de abrangência nacional, vinculada ao Ministério de Educação da Colômbia, regida pelo Decreto 1210 de 1993, situada em Carrera 45 n. 26-85, Edifício Uriel Gutiérrez na cidade de Bogotá. A partir de 2013 ocorrerá o intercâmbio entre docentes vinculados aos Programas de Pós-graduação em Educação da UNEMAT e docentes da Facultad de Ciencias Humanas/Departamento de Trabajo Social. A estrutura será a disponibilizada por cada IES durante o cumprimento das missões. A coordenação acadêmica, no âmbito deste Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional, será exercida por docentes da Facultad de Ciencias Humanas/Departamento de Trabajo Social da Universidad Nacional de Colombia, sede Bogotá e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. A colaboração entre as duas instituições prevê a realização conjunta e coordenada de intercâmbio de pesquisadores, buscando incentivar a pesquisa, a troca de experiências e resultados por meio de missões de pesquisa e de docência. A missão de pesquisa se compõe das seguintes ações: proposição de projetos de pesquisa conjuntos, encaminhados no sentido de estudar e encontrar alternativas a problemas compartilhados e de interesse comum; publicação conjunta em veículos de divulgação da pesquisa disponíveis nos dois Programas, respeitadas as normas e exigências da Revista da Faculdade de Educação (UNEMAT) e da Revista Trabajo Social (UNAL). A missão de docência ocorre por meio de oferecimento, participação em cursos, conferências, seminários, simpósios e disciplinas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação. Proporcionar o intercâmbio de experiências através de visitas recíprocas vinculadas a projetos específicos. Este acordo prevê 02 (duas) vagas adicionais para egressos da Universidade Colombiana parceira neste acordo, no edital de seleção do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, a partir de 2013, por 03 (três) anos consecutivos, conforme o período de vigência do acordo, podendo ser prorrogado nos termos deste convênio.
• Acordo de Cooperação Internacional COLOMBIA x UNEMAT.pdf
• Convenio de Cooperacao Academica Internacional UNEMAT x COLOMBIA.pdf
Intercâmbios Nacionais
1) Parceria com o Grupo Inovação e Avaliação da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (INOVAVAL-UFRGS)
Esta parceria se realiza entre o PPGEdu/UNEMAT e PPGEDU/UFRGS a partir da participação da Professora Dra. Elizeth Gonzaga dos Santos Lima no Grupo InovAval - Inovação e Avaliação na universidade, coordenado pela Professora Dra. Denise Leite , cujo objetivo é realizar estudos, debates, ensino, pesquisa e extensão sobre os temas da inovação, pedagogia universitária e avaliação. O Grupo está desenvolvendo o projeto Avaliação e redes de colaboração: inovação e mudanças nas teias de conhecimento, financiado pelo CNPq através do Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP Nº 28/2010 - Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD 2010 28/2010 CNPq - Linha 3, com o objetivo de estudar a formação de redes de colaboração e as parcerias lideradas por investigadores (1A e 1B CNPq) provenientes de distintas áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Engenharias e Exatas). A Professora Elizeth Gonzaga dos Santos Lima do PPGEdu/UNEMAT participou deste projeto em 2011 como pós-doutoranda bolsista do CNPq e realizou Estágio em Portugal na Universidade de Aveiro. A referida professora aprovou um projeto de pesquisa no edital de Ciências Sociais e Humanas CNPq em parceria com o Grupo InovAval e CIPES-PT. Essa parceria trouxe resultados como: Pós-doutorado da Profª Elizeth Gonzaga dos Santos Lima com estágio em Portugal, a aprovação do projeto “Políticas de avaliação e inovação da educação superior: impactos na produção do conhecimento” pelo Edital CNPq Ciências Humanas e Sociais em 2012 e assinatura do acordo de cooperação UNEMAT/Universidade de Aveiro.
2) Parceria Rede Universitas por meio de pesquisa conjunta UNEMAT/UFMT/UCDB
O PPGEdu UNEMAT participa de um trabalho em parceria com a UFMT e com a UCDB o que levou a participação na Rede Universitas/Br, por meio de um grupo de pesquisa sobre a temática Acesso e permanência no ensino superior, do qual fazem parte as professoras Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Paulo Alberto dos Santos Vieira e a professora Heloisa Salles Gentil, além de outros professores mestres e doutores de diferentes áreas da UNEMAT (Fernando Cezar Vieira Malange – Licenciatura em Computação, e Luiz Jorge Brasilino - Direito), técnicos de nível superior e alunos do PPGEdu e da graduação. Na UFMT o grupo é coordenado pela professora Dra. Maria das Graças Martins da Silva e na UNEMAT o projeto está sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Malange. Este grupo apresentou proposta de participação no âmbito do Programa de Cooperação entre Instituições de Ensino Superior da União Européia e da América Latina - ALFA III, que tem entre seus objetivos: ajudar a melhorar a qualidade, pertinência e o acesso do ensino superior na América Latina; contribuir com o processo de integração regional na América Latina, propiciando o avanço para a criação de uma área comum de Ensino Superior na região; e potenciar as suas sinergias com o sistema da EU – União Européia.
3) Parceria PPGEdu/UNEMAT e UFMT na organização do Seminário de Educação - SEMIEDU
O PPGEdu/UNEMAT participa da organização do Seminário de Educação (SEMIED), por meio da atuação dos seus professores em parceria com docentes do PPGEDU/UFMT.
4) Participação na Rede ASA
Alguns docentes do PPGEdu/UNEMAT participam do Pro Centro-Oeste no MCT/CNPq, rede ASA (Rede de estudos sociais, ambientais e de tecnologias para o sistema produtivo na região Sudoeste Mato-Grossense) representada pela UNEMAT no Edital do MCT CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES/PRO-CENTRO-OESTE Nº 031/2010. Uma das professoras do Programa. A rede tem o objetivo global de viabilizar condições para o fortalecimento dos programas de pós-graduação, através de projetos de pesquisa que investiguem as condições sociais e ambientais da Região Sudoeste de Mato Grosso, visando a proposição de indicadores para geração de tecnologias inovadoras aplicáveis aos sistemas produtivos, buscando a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. Coordenada pela professora doutora Célia Alves de Souza, do Departamento de Geografia da UNEMAT em Cáceres, a rede conta com parceria dos professores de quatro campi da UNEMAT vinculados aos departamentos de Agronomia, Geografia, História, Pedagogia (Cáceres); Agronomia e Ciências Biológicas (Tangará da Serra); Zootecnia (Pontes e Lacerda), e de Matemática (Barra do Bugres). A rede conta também com a participação de instituições como: Universidade federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Federal de Goiás (IFG) e EMBRAPA (CNPH, CPAC e CNPTIA). Também estão inseridos na rede os programas de Mestrado em Ciências Ambientais; Ambiente e Sistema de Produção Agrícola e Educação, ambos, ofertados pela UNEMAT; além de, Geografia da UFMT e UFMS, e Estudos Fronteiriços da UFMS.
5) Participação no programa Observatório da Educação
O PPGEdu/UNEMAT integra também do programa Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação às Ciências, compondo uma rede com as Instituições participantes: UNESP, UFMT e UNEMAT, o que implica em um projeto com abrangência em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. As Coordenadoras deste projeto são: Dra. Lizete Maria Orquiza de Carvalho (UNESP), Dra. Maria Elizabete Rambo Kochhann (UNEMAT) e Dra. Marta Maria Pontin Darsie (UFMT Rede PRO-CENTRO-OESTE). O PPGEdu/UNEMAT participa do observatório por meio de duas pesquisas desenvolvidas pelas mestrandas Albermary Ribeiro Chagas, orientanda da Profª Ilma Ferreira Machado e Selma Gattas Dias Aires da silva, orientanda da Profª Elizeth Gonzaga dos Santos Lima. O trabalho desenvolvido pelas bolsistas no observatório consiste no desenvolvimento de atividades com os docentes da Escola Estadual Demétrio Costa Pereira sobre a prática pedagógica na escola organizada por ciclos. O encontro das três universidades participantes se dá a partir do compromisso com a melhoria da Educação Básica brasileira, refletida no acúmulo de suas experiências e produção de conhecimentos nas temáticas: formação inicial, e a formação continuada de professores de Matemática e Ciências. Estas IES têm campi inseridos em municípios do interior do Brasil, tais como: Barra do Bugres-MT, Ilha Solteira-SP, e Rondonópolis e Cuiabá-MT. Essas IES compartilham o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento e capacitação dos docentes que atuam nas escolas públicas estaduais e municipais. Nessas IES são ofertados cursos de Licenciatura em Matemática (Barra do Bugres) e Licenciatura em Física (Ilha Solteira), Licenciatura em Matemática (Cuiabá e Rondonópolis/UFMT) e Licenciatura para anos iniciais do Ensino Fundamental (Cuiabá e Rondonópolis/UFMT); e boa parte dos professores que atuam nas escolas públicas são egressos desses cursos, o que nos remete ao compromisso com a formação continuada destes professores. Por meio de pressupostos que levem em conta os conhecimentos dos envolvidos, os pesquisadores dessas IES, buscam: (1) a articulação dos desafios e necessidades das escolas (tais como, estudantes com desempenho crítico nas disciplinas Matemática e Ciências) aos possíveis projetos que elas possam ter (como o respeito ao ritmo de cada aluno, a acomodação das inovações e das mudanças para refazer identidades, a incorporação dos conhecimentos didáticos e pedagógicos ao próprio processo de formação); e (2) o desenvolvimento das dimensões coletiva e individual do processo.