Observatório do professor de Ciências e Matemática: ensino/aprendizagem, saberes, profissão e formação.
Objetivo:
Contribuir com a qualidade do ensino de ciências e matemática criando grupos colaborativos nas escolas como forma de fortalecer as ações didático-pedagógicas.
Linhas de pesquisa:
- Investigar os processos de ensino e aprendizagem de ciências e matemática por meio de atividades investigativas e em espaços não-formal de ensino como museu, planetário, visita programada, feiras de ciências entre outros.
- Compreender a formação continuada de professores de ciências e matemática a partir das atividades investigativas em sala de aula;
- Analisar a produção de saberes necessários para o ensino de ciências e Matemática e os novos saberes que daí decorrente, refletindo no ensino pela investigação na atuação do professor na escola.
- Promover discussões a cerca da importância das disciplinas metacientíficas na formação dos professores como estratégia para possibilitar meios para compreensão de conceitos científicos e matemáticos.
- Desenvolver a formação continuada dos professores a partir da compreensão do ensino pela investigação entendendo a sala de aula como espaço filosófico e epistemológico na produção do conhecimento.