Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
Novo Portal

PIBID

Subprojetos (Mapa da página | Voltar)

Subprojeto – Física - LUC

 

Campus: Luciara

Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):

Rua do Cedros, 2584 J. Maringá 2

66-98115-8060

pibid.fis.med@unemat.br

 

Coordenador de área

 

Nome: Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1440487330705248

Link do currículo Plataforma Freire: https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/159307/dados-pessoais

 

Escolas habilitadas

Escola: Escola Estadual Juscelino Kubitschek

Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):

Avenida 10 de Maio – Centro

Munícipio: Luciara

tel. Fixo (66) 3528-1260

Email institucional: lcr.ee.juscelinok.oliveira@seduc.mt.gov.br

Email coordenação: coordenacaoescolajkluciara@gmail.com

 

Escola: Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira

Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):

Rua 3 s/n – Centro

Município: Santa Terezinha

Telefone: 66-3558-1105

E-mail: stt.ee.martiniano.pereira@seduc.mt.gov.br

 

Escola: Escola Estadual Indígena Hadori

Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):

Aldeia São Domingos

Munícipio: Luciara

Telefone: 66-3528-1140

E-mail: lcr.eei.hadori@seduc.mt.gov.br

 

Escola: EE Presidente Tancredo de Almeida Neves

Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):

Avenida Doutor José Fragelli, 0

São Félix do Araguaia – MT

 

Escola: EE Elias Bento

Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):

Avenida Antônio Bosaipo

Município: Cana Brava do Norte

066) 3577-1195

E-mail: cvn.ee.elias.bento@seduc.mt.gov.br

 

Apresentação do núcleo

 

Objetivos

  • Proporcionar condições que visem a qualificação do docente através de formação continuada;
  • Incentivo a montagem de laboratório de Física, em escolas públicas estaduais da região do médio Araguaia/MT, nos municípios atendidos pelo PIBID;
  • Estudo e aplicação de metodologias relacionadas à área de Física inserida no projeto pedagógico da escola e no curso de Licenciatura;
  • Incentivar o docente e o aluno a explorar o seu meio com metodologias de aprendizagens ativas;
  • Fomentar o ensino de Física como formação do cidadão conectado com o conhecimento de vida;
  • Instrumentalizar os docentes na construção dos kits de Física;
  • Incentivar ao desenvolvimento de atividades na forma de projetos de trabalhos diferenciados abrangendo as grandes áreas do conhecimento;
  • Incentivar o uso de tecnologias educacionais para a simulação de experimentos como o phet (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/physics) e o física vivencial (http://fisicavivencial.pro.br/fisica-vivencial/sf);
  • Proporcionar referencial pedagógico que vise o trabalho interdisciplinar.

Ações

• Atendimento aos alunos da educação básica na forma de acompanhamento pedagógico auxiliando os alunos e tirando dúvidas relacionadas aos conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor supervisor;

• Construção de kits com materiais alternativos, pelos bolsistas para melhorar a fixação dos conteúdos, através das explicações dos fenômenos físicos que cercam aquele conteúdo;

• Desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, onde serão desenvolvidos projetos com fontes alternativas de energia e reuso de água de chuva e água cinza;

• O Cine Física, onde vídeos e documentários da área serão exibidos para em seguida serem discutidos com os alunos;

• Mostra de lançamento de foguetes;

• A participação do subprojeto em mostras pedagógicas e nas feiras de ciências realizadas nas escolas, onde bolsistas juntamente com os alunos, irão confeccionar e apresentar os experimentos da física.

• O uso da experimentação nas aulas de Física;

• O uso de tecnologias educacionais como simulações computacionais de forma a tornar as aulas mais atrativas.

Impactos esperados

Esse subprojeto de Física desenvolvido na região do Araguaia tem um impacto positivo nas escolas, pois nessa região não temos professores formados na área de Física e os bolsistas envolvidos no projeto estão contribuindo na elaboração das aulas, experimentos e organizando feira de ciências nas escolas, onde vivenciaram a prática docente. Organizam e participam também das atividades culturais.

Outras considerações

Este projeto está sendo muito importante, pois está colaborando com os professores da área de Física, uma vez que não temos professor formado em Física nesta região. A colaboração está sendo no sentido de na preparação das aulas teóricas, das aulas prática, dos grupos de estudo para resolução de exercícios, bem como reforço para os que têm mais dificuldade, diminuindo a evasão escolar. Para este ano as demais ações previstas no projeto já estão sendo desenvolvidas, como relato das experiências, participação em eventos, organização de material didático, principalmente de laboratório e de feira de ciências.

Endereços de redes sociais (Ex: Sites, Facebook, Instagram, entre outros.)

PIBID Física Unemat - facebook

Cronograma de atividades

  • PARTICIPAÇÃO SEMINÁRIO 01-03/05/2019 – LUCIARA;
  • PARTICIPAÇÃO NO COLÓQUIO DE CIÊNCIAS – 21-25/10/2019
  • ORGANIZAÇÃO FEIRA DE CIÊNCIAS/FEIRA DO CONHECIMENTO
  • RELEITURA DO PPP;
  • AUXÍLIO NO PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA;
  • AUXÍLIO NO PLANEJAMENTO DAS AULAS;
  • PARTICIPAÇÃO/ELABORAÇÃO TEATRO;
  • USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA/ENSINO;
  • CURSO DE REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS E NORMAS ABNT – PROFESSOR HEITOR – MAIO/2019
  • RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES, PARA TREINAR A ESCRITA;
  • ORGANIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS DE FÍSICA DO ARAGUAIA.

 

Galeria de Fotos

Você esta aqui: PIBIDSubprojetosFísica - Luciara