Subprojeto – Física - LUC
Campus: Luciara
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):
Rua do Cedros, 2584 J. Maringá 2
66-98115-8060
pibid.fis.med@unemat.br
Coordenador de área
Nome: Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1440487330705248
Link do currículo Plataforma Freire: https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/159307/dados-pessoais
Escolas habilitadas
Escola: Escola Estadual Juscelino Kubitschek
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):
Avenida 10 de Maio – Centro
Munícipio: Luciara
tel. Fixo (66) 3528-1260
Email institucional: lcr.ee.juscelinok.oliveira@seduc.mt.gov.br
Email coordenação: coordenacaoescolajkluciara@gmail.com
Escola: Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):
Rua 3 s/n – Centro
Município: Santa Terezinha
Telefone: 66-3558-1105
E-mail: stt.ee.martiniano.pereira@seduc.mt.gov.br
Escola: Escola Estadual Indígena Hadori
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):
Aldeia São Domingos
Munícipio: Luciara
Telefone: 66-3528-1140
E-mail: lcr.eei.hadori@seduc.mt.gov.br
Escola: EE Presidente Tancredo de Almeida Neves
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):
Avenida Doutor José Fragelli, 0
São Félix do Araguaia – MT
Escola: EE Elias Bento
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional):
Avenida Antônio Bosaipo
Município: Cana Brava do Norte
066) 3577-1195
E-mail: cvn.ee.elias.bento@seduc.mt.gov.br
Apresentação do núcleo
Objetivos
Ações
• Atendimento aos alunos da educação básica na forma de acompanhamento pedagógico auxiliando os alunos e tirando dúvidas relacionadas aos conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor supervisor;
• Construção de kits com materiais alternativos, pelos bolsistas para melhorar a fixação dos conteúdos, através das explicações dos fenômenos físicos que cercam aquele conteúdo;
• Desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, onde serão desenvolvidos projetos com fontes alternativas de energia e reuso de água de chuva e água cinza;
• O Cine Física, onde vídeos e documentários da área serão exibidos para em seguida serem discutidos com os alunos;
• Mostra de lançamento de foguetes;
• A participação do subprojeto em mostras pedagógicas e nas feiras de ciências realizadas nas escolas, onde bolsistas juntamente com os alunos, irão confeccionar e apresentar os experimentos da física.
• O uso da experimentação nas aulas de Física;
• O uso de tecnologias educacionais como simulações computacionais de forma a tornar as aulas mais atrativas.
Impactos esperados
Esse subprojeto de Física desenvolvido na região do Araguaia tem um impacto positivo nas escolas, pois nessa região não temos professores formados na área de Física e os bolsistas envolvidos no projeto estão contribuindo na elaboração das aulas, experimentos e organizando feira de ciências nas escolas, onde vivenciaram a prática docente. Organizam e participam também das atividades culturais.
Outras considerações
Este projeto está sendo muito importante, pois está colaborando com os professores da área de Física, uma vez que não temos professor formado em Física nesta região. A colaboração está sendo no sentido de na preparação das aulas teóricas, das aulas prática, dos grupos de estudo para resolução de exercícios, bem como reforço para os que têm mais dificuldade, diminuindo a evasão escolar. Para este ano as demais ações previstas no projeto já estão sendo desenvolvidas, como relato das experiências, participação em eventos, organização de material didático, principalmente de laboratório e de feira de ciências.
Endereços de redes sociais (Ex: Sites, Facebook, Instagram, entre outros.)
PIBID Física Unemat - facebook
Cronograma de atividades