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Mestrado Profissional em História

Campus Universitário de Cáceres

 

 

Notícias


 

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É com imensa alegria que compartilhamos o resultado da 5ª Edição do Prêmio Profhistória de melhor dissertação - turma 2020, concurso que avaliou 26 dissertações de diferentes instituições associadas, entre maio e setembro, conforme ata em anexo (texto na íntegra no arquivo em anexo). 
 

Prêmio Profhistória- 5ª Edição- Turma 2020

1º Lugar: Denise Aparecida Ribeiro da Cruz “O jogo não acabou: Jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do Feminismo no Brasil (XIX-XXI)” (UFPR/Orientadora: Profa Dra. Martha Daisson Hameister) ;

2º Lugar: Andréa Vicente “Presença Indígena em São José da Terra Firme: outras narrativas são possíveis no ensino de História” (UDESC/Orientadora: Profa Dra Luisa Tombini Wittmann)

3º Lugar: Jorge Ribeiro Diacópulos- Comunidade Quilombola Tia Eva (Campo Grande/MS): Memória, Ensino de História e Educação Antirracista (UEMS/Orientadora: Profa Dra Manuela Areias. 

Menções Honrosas

Luciano Antonio dos Santos. Do terreiro à escola: práticas de Ensino de História a partir das vivências do Cavalo Marinho em Aliança-PE (UPE/Orientador: Prof. Dr. Mário Ribeiro dos Santos);

José Paulo Lopes Monteiro “Quando a lei (des)encontra a História: desafios ao Ensino de História Indígena e às relações interculturais em escolas públicas do município de Redenção-PA. (UNIFESSPA/ Orientadora: Profa Dra. Valéria Moreira Coelho de Melo;

Giovana Alves Marques, "O Baú de Maria Rogaciana na aula de História – Trajetória de uma mulher negra e representações da Festa do Treze de Maio em Vitória da Conquista- Ba (1888-1956), (UESB/ Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina).

Mérito Acadêmico:

Maria Joana Costa Muniz de Resende. O Ensino de História e da Cultura Afro-brasileira e as Relações Étnico-Raciais: Um Estudo Na Educação de Jovens e Adultos (CESEC, Uberlândia, MG, Brasil) (UFU/Orientador Professor Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior);

Vanessa de Melo Lino, “Mitos Afro-Ameríndios na Educação: Os ‘Contos da Terra’ nas Aulas de História”. (UFSC/Orientadora: Profa Dra Aline Dias da Silveira).

 
 
Mestrado Profissional em Ensino de História 
Coordenadora: Profa. Dra. Regiane Cristina Custódio
Vice-coordenador: Prof. Dr. Carlos Edinei de Oliveira
Portaria  2777/2022

 

Edital de Seleção para a Turma de 2024 e Edital de Seleção Diferenciada

 

O Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) torna público o Edital de Seleção (Clique Aqui) para a Turma de 2024 e Edital de Seleção Diferenciada (Clique Aqui) 

A banca de seleção diferenciada será realizada no dia 24 de outubro/2023, às 14h de Mato Grosso.

 


Eventos

 III Congresso Nacional do Profhistória "10 anos de Profhistória: balanços e perspectivas sobre a formação de professores de História"

    III Congresso Nacional do Profhistória “10 anos de Profhistória: balanços e perspectivas sobre a formação de professores de História” realizado nos dias 22 a 25 de outubro de 2024, nas dependências da Universidade Federal do Pará (campus do Guamá) em Belém do Pará. Com a finalidade de comemorar e refletir sobre o papel da rede nacional do Profhistória na formação de professores de História de todo o país, ao longo dos últimos 10 anos, o evento também se propõe a promover debates entre docentes, discentes e egressos, visando discutir as pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso, a partir de suas abordagens teórico-metodológicas, dentre outras discussões pertinentes ao Profhistória.

      Ao todo são 39 instituições associadas na Rede ProfHistória e a UNEMAT faz parte desta trajetória desde 2016. Na conferência de abertura, a professora Antônia Bezerra, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenadora da Nova área de avaliação da Capes: "Ciências e Humanidades para a Educação Básica" - Área 51, falou sobre as ações que articulam a pesquisa e a formação permanente dos professores da rede pública de ensino. 

      Nos dias 21 e 22 de outubro, também aconteceu a Plenária Nacional dos coordenadores do ProfHistória, coordenada pela Comissão Acadêmica Nacional do ProfHistória (CAN). O evento está sendo composto de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos por meio de Grupos de Reflexão Docente (GRD), que são espaços de reflexão sobre questões-problema; abordagens teórico-metodológicas; balanços crítico-bibliográficos e experiências no Ensino de História, relacionados a pesquisas concluídas ou em andamento no âmbito do ProfHistória. 

 

 
Mestrado Profissional em Ensino de História 
Coordenadora: Profa. Dra. Regiane Cristina Custódio de Figueiredo
Vice-coordenador: Prof. Dr. Carlos Edinei de Oliveira
Portaria  2777/2022

 


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