PERCEPÇÃO SOBRE A CARREIRA DE CONTABILIDADE SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Claudio de Souza Miranda, Raissa Alvares de Matos Miranda

Resumo


Estudos demonstram que professores de ensino médio tem participação significativa na tomada de decisão dos alunos com relação a escolha de carreira. Os estudos de Sugahara, Kurihara e Boland (2006), Hardin, O’Bryan e Quirin (2000) e Wells e Fieger (2004) demonstraram que os professores ainda não compreendem a natureza e a importância da profissão contábil. O presente trabalho buscou analisar a percepção dos professores de ensino médio no Brasil acerca da carreira contábil em comparação com as carreiras de medicina, engenharia e advocacia. O trabalho foi desenvolvido por meio de um levantamento para medir a percepção de professores de ensino médio no Brasil. Com base na comparação com as outras profissões a contabilidade teve a menor avaliação, corroborando os resultados já encontrados nos estudos anteriores.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBRETCH, S. e SACK, R. Accounting Education: Charting a course through a perilous future, Accounting Education Series, American Accounting Association, v.16, 2000.

AZEVEDO, R. F. L. A percepção pública sobre os contadores: bem ou mal na foto?. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BYRNE, M.; WILLIS, P. Irish secondary students’ perceptions of the work of an accountant and the accounting profession, Accounting Education: an international journal, 14(4), 367-381., 2005

CALLEGARO, M.; MANFREDA, K.L.; VEHOVAR, V. Websurvey Methodology. Thousand Oaks:SAGE Publications, 2015

COLEMAN, M.; KREUZE, J.; LANGSAM, S. The New Scarlet Letter: Student Perceptions of the Accounting Profession After Enron, Journal of Education for Business, 79, pp. 134-141, 2004

COSTA, L. V. A relação entre a percepção de sucesso na carreira e o comprometimento organizacional: Um estudo entre professores de universidades privadas selecionadas da Grande São Paulo. Tese (Doutorado em Administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Profissionais e Escritórios Ativos. Disponível em: , Acesso em: outubro 2018.

HARDIN, J. R.; O’BRYAN, D.; QUIRIN, J.J.; Accounting versus engineering, law, and medicine: perceptions of influential high school teachers, Advances in Accounting, 17, pp. 205–220, 2000.

HUNT, S.C.; FALGIANI, A.A.; INTRIERI, R.C. The Nature and origins of students’ perceptions of accountants. Journal of Education for Business. v. 79, n.3, p. 142-148, 2004.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUTANTS, Organization Overview. Disponível em: < http://www.ifac.org/about-ifac/organization-overview>. Acesso em maio 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), Notas estatísticas: Censo do Ensino Superior 2016. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/Notas_Estatisticas_Censo_Superior_2016.pdf > Acesso em: agosto 2018

MCDOWALL, T.; JACKLING, B.; NATOLI, R. Are we there yet? Changing Perceptions of Accounting as a Career Choice. In: AFAANZ Conference, Christchurch-NZ, 2010.

MIRANDA, C.S.; ARAUJO, A.M.P.; MIRANDA, R.A.M. Percepções sobre o Ensino Superior de Contabilidade e o Mercado de Trabalho dos Contadores: Uma Avaliação da População com Curso Superior Completo ou em Curso. In: 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 2012

MIRANDA, C.S.; MIRANDA, R.A.M.; ARAUJO, A.M.P.; Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do profissional contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, p. 17-35, 2013

PEKDEMIR, I.; PEKDEMIR, R. High School Teachers’ Perceptions and Opinions on Professional Accountants: The Turkey Case, MPRA Paper, 2010.

SUGAHARA, S.; KURIHARA, O.; BOLAND, G. Japanese Secondary School Teachers’ Perceptions of the Accounting Profession, Accounting Education: an international journal, 15, pp. 405-418, 2006.

WELLS, P.K.; FIEGER, P. Accounting: perceptions of influential high school teachers in the USA and NZ. Research Paper Series, New Zeland, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3480

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2316-8072

Indexação: