UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHO COM O NÍVEL LEXICAL

Lucivani CERVIERI, Madalena Regina Garcia PARREÃO

Resumo


Esse artigo é resultado de uma atividade investigativa sobre trabalho com o nível lexical em aulas de língua materna, uma vez que se identificou pouca variedade lexical nos textos de alunos de 9º ano, e, para tal, desenvolveu-se uma sequência didática com intuito de priorizar um vocabulário mais aprimorado e amplo. Depois das refacções realizadas, notou-se a necessidade de trabalho conjunto com atividades metodológicas diversas para auxiliar o educando na busca e construção da escrita, e assim permitir a sua inserção social enquanto cidadão.
 
Palavras-chave: Produção textual, Sequência didática, Nível Lexical.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, M. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 1. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CUNHA, Lucia Aparecida Albuquerque. O trabalho com a variação linguística: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. Anais do SIELP, v.2, n., 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758.

DOLZ, B.; NOVERRAZ, M. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de R. Rojo e G. L. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

GÖRSKI, Edair Maria; COELHO, Izete Lehmkuhl. Variação linguística e ensino de gramática. Revista Work. pap. linguíst.,10(1), Florianópolis, jan. jun., 2009.

SAGUATE, Artinésio Widnesse. Variação lexical e sintática na produção escrita formal, em português, dos estudantes da Universidade Eduardo Mondlane- Moçambique. Estudos Linguísticos, São Paulo, 41 (2): p. 739-754, maio-ago 2012.

Recebido em: 4 de maio de 2019

Aprovado em: 25 de junho de 2019


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-0041

INDEXADORES: