A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maristela CZAPELA, Genivaldo RODRIGUES SOBRINHO

Resumo


O presente artigo buscou analisar a variação linguística sob a ótica de Coelho et al (2018). Como aporte teórico, baseia-se em Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008, 2015) e outros. As análises foram feitas a partir de dados de fala e de escrita encontrados em textos escritos de alunos do ensino fundamental, coletados nas turmas do 7º ano A, 8º ano A e 9º ano A, na Escola Municipal Jane Pereira Lopes, situada na zona urbana no município de Matupá-MT. Neste artigo, foi analisada a ocorrência das variações linguísticas nos textos escritos, sendo o resultado mais frequente de variações o aparecimento de níveis linguísticos fonológico, morfofonológico, morfossintático e discursivo.  
 
Palavras-Chave: Variação linguística, Ensino Fundamental, Escrita.

Texto completo:

PDF

Referências


AGOSTINHO, Silvana Regina Nascimento, COELHO, Izete Lehmkuhl. Concordância de 1ª pessoa do plural na escrita escolar. In: ZILLES, Ana Maria Stahl, FARACO, Carlos Alberto (ORGS). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo. Parábola Editorial, 2015.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. 56ª ed. Revista e ampliada – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BARRETO, Krícia, OLIVEIRA, Nathália Félix de, LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha. A variação dos verbos colocar e botar na modalidade oral da língua. Encontrado em http://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5343 acessado em 01/05/2018, acessado em 23/05/2018.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris, MACHADO, Verusca Ribeiro (ORGS). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.

CALLOU, Dinah. Gramática, Variação e normas In VIEIRA, Silvia Rodrigues, FIGUEIREDO, Brandão Silvia (ORGS). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed., 4ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2016.

COELHO, Izete Lehmkuhl [ET AL]. Para conhecer a sociolinguística. - 1ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2018.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

FIORIN, José Luiz (ORGS): Introdução à linguística. - 6ª ed., 6ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2018.

GORSI, Edair Maria, VALLE, Carla Regina Martins. Variação discursiva: procedimentos metodológicos para delimitação do envelope de variação. Encontrado em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580391466/04.pdf 2016 , acessado em 01/05/2018, acessado em 22/04/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10 ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

MARTINS, Lauriê, LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha. Marcadores discursivos derivados dos verbos de percepção visual “olhar” e “ver”: Uma análise a partir da sociolinguística variacionista: Encontrado em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637292, 2013, acessado em 01/05/2018.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2006.

NASCIMENTO, Larissa Azevedo, SANCHES, Romário Duarte. Variação linguística na produção textual dos alunos da educação de jovens e adultos. Encontrado em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1104,2017, acessado em 01/05/2018.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TAVARES, Maria Alice. Variação discursiva e gramaticalização: o controle de condicionamentos semântico-pragmáticos e o princípio da persistência. Encontrado em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/25079, 2017, acessado em 01/05/2018.

Vídeo Sotaques do Brasil: desvenda as diferentes formas de falar do brasileiro. https://www.youtube.com/watch?v=uSzZ5vl45hI. Acessado em 01/05/2018

ZILLES, Ana Maria Stahl, FARACO, Carlos Alberto (ORGS). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-0041

INDEXADORES: