ATITUDES LINGUÍSTICAS NA ALDEIA DE LAGOINHA: MANTER OU APAGAR A LÍNGUA TERENA

Rodnei Eloi da SILVA, Antonio Carlos Santana de SOUZA

Resumo


Realizamos neste estudo uma reflexão acerca de Atitudes Linguísticas na Aldeia de Lagoinha: manter ou apagar a língua terena. O fenômeno está causando uma forte preocupação para a nação Terena, pois, a língua está em perigo de extinção, ao longo do tempo, passa por um processo de variações linguísticas, geográfica e social. E ao ponto de estar em desuso pelos próprios falantes da língua, e cada vez mais, vai crescendo a chance de ser esquecida pelas novas gerações. A causa maior disso é a língua terena ser considerada como uma língua minoritária, desprestigiada pelos próprios terena. Assim, os terena e os não-terena consideram as variações linguísticas ou dialetos regionais de menor prestígio como inferior ou errada. E precisamo-nos livrar do mito que diz: que a língua portuguesa é a correta e invariante, e as outras são apenas acidentes. Com este trabalho não pretende encerrar aqui, mas servir de contribuição para novas pesquisas.  
 
Palavras-chave: Atitudes Linguísticas, Apagamento, variação, língua terena.

Texto completo:

PDF

Referências


DORIAN, Nancy C. western language ideologies and small-language prospects. In: GRENOBLE, Leonore A.; WHALEY Lindsay J. (eds) Endangered Languages. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

GROSJEAN, François. Lige with two languages; na intriduction to bilingualism. Harvard: Harvard University Press. 1982.

MARCIA, Mariana de Souza. Uma análise tipológica sociolinguística na comunidade indígena Terena de Ipegue: extinção e resistência. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

NINCAO, O. S. “Kóho Yoko Hovôvo/ O Tuiuiú e o Sapo”. Identidade biletramento e política linguística na formação continuada de professores Terena. Campinas, SP: instituto de Estudo da Linguagem. Tese de Doutorado, 2008.

OLIVEIRA, Roberto C. O. Do índio ao Bugre: o processo de assimilação dos terena. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

RODRIGUES, Aryon D. Línguas indígenas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Layola, 2002.

Recebido em: 4 de maio de 2019

Aprovado em: 20 de junho de 2019


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-0041

INDEXADORES: