SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DESTE TRABALHO PEDAGÓGICO FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Clairton José Weber, Valmir Lopes Lima

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender a operacionalização e eficiência da Sala de Recursos Multifuncionais enquanto um dos elementos responsáveis pela inclusão escolar de alunos com necessidades especiais na Rede Estadual de Educação no Estado do Mato Grosso e também analisar como as determinações legais são implementadas no espaço escolar. A reflexão se deu a partir de pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, com questionário aberto apresentado a uma professora da sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Jonas Lopes da Silva, localizada em um bairro periférico do município de Tangará da Serra – MT.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, D. de O. Sala de recursos multifuncionais: espaço para atendimento educacional especializado. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: . Acesso em 16 de outubro 2018.

BAPTISTA, C. R. Ação pedagógica e Educação Especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília-SP, v. 17, edição especial, p. 59-76, maio/ago. 2011. Disponível em: . Acesso em 16 de outubro 2018.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MATO GROSSO. Escola Ciclada de Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, 2000.

MATO GROSSO.PPP: Projeto Político Pedagógico.Tangará da Serra:EE “Jonas Lopes da Silva”, 2012/13.

MATO GROSSO. Organizações Curriculares de. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, 2012.

MAZZOTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

_____________________________________________________________________________________________