O Ensino de Jornalismo Online

Thiago Cury Luiz

Resumo


O presente artigo pretende mostrar a experiência na disciplina de Jornalismo Online, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso. Nele, analisa-se como a metodologia utilizada nessa disciplina, sendo dividida em teórica, analítica e prática, pode orientar o estudante no aprendizado do jornalismo online, assim como, de que forma cada uma delas se apresenta e interfere na condução e construção do conteúdo. O ponto de partida é que o curso de Comunicação Social, na sua habilitação de Jornalismo, não deve ser um mero treinador de técnicas, e sim privilegiar o pensamento, a teoria e o debate, além da prática, em torno de uma melhor atuação do profissional.


Palavras-chave


Jornalismo; Ensino do Jornalismo; Jornalismo On line.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Resolução nº 1, de 23 de setembro de 2013. Disponível em: . Acesso em: 13.out.2015.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Tradução: Maria Carmelita Pádua Dias. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006. 375 p.

COSTA, Caio T. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009, 287 p.

FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. 4. ed., rev. e ampl. São Paulo: Contexto, 2010. 120 p.

FERRARI, Pollyana (Org.) et al. Hipertexto hipermídia. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 191 p.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 102 p.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009, 428p.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razão ética. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, EdUNESP, 2005 143 p.

SCHWINGEL, Carla. Ciberjornalismo. São Paulo: Paulinas, 2012, 200 p.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 359 p.

WARD, Mike. Jornalismo Online. São Paulo: Roca, 2007, 224 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.