A Proposta Política E Pedagógica Do Estágio Supervisionado Em Jornalismo: redefinições para o ensino.

marli barboza silva

Resumo


O artigo apresenta-se como um relato de experiência, e traz desenvolvido em seu corpo uma reflexão teórica epistemológica sobre as implicações do estágio para o ensino em jornalismo, com recorte para a experiência vivenciada nos últimos anos a partir da disciplina, posta como componente curricular desde 2009 no Curso de Jornalismo da Unemat. Os fragmentos dos depoimentos apresentados ajudam a construir a reflexão sobre o caráter formativo e pedagógico, e as implicações para o ensino. Os relatos foram retirados dos relatórios produzidos pelos alunos/estagiários no decorrer das atividades na disciplina, não se constituindo assim como uma pesquisa de campo que utiliza de instrumentos como questionários e entrevistas, mas de material documental arquivado no decorrer dos anos pelas professoras supervisoras.


Palavras-chave


Jornalismo; Ensino do Jornalismo; Estágio Supervisionado.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto Lei N. 972. Dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista. Brasília, 1969.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de graduação em Jornalismo. Brasília: CNE/CES. Resolução n. 01, de 27 de setembro de 2013.

BRASIL. Lei N. 11.788. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília, 25 de setembro de 2008.

BRASIL. Lei N. 83.284. Dá nova regulamentação ao Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista. Brasília, 13 de março de 1979.

FNPJ e FENAJ. Orientações gerais para construção de regulamentos de estágio curricular supervisionado em jornalismo. Brasília, maio de 2015.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo - o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2004.

MATO GROSSO. Resolução n. 028. Dispõe sobre o Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de graduação de Bacharelado nas diferentes modalidades de ensino da Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat. Cáceres, 03 de junho de 2012.

___________. Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado para o Curso de Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação eornalismo da Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat. Alto Araguaia, 2013.

MEDITSCH, Eduardo. O jornalismo é uma forma de conhecimento? Mídia & Jornalismo, Vol.1, p.9-22, 2002.

__________. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v.1, n.1, p.41-62, abr./jul. 2007. Disponível em: http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/viewissue.php?id=6

RIBEIRO, Eleusa Bilemjian. A compreensão polissêmica do estágio no ensino superior. Goiânia, 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás).

SARDINHA, Antônio Carlos, SILVA, Marli Barboza. O estágio em jornalismo sob uma perspectiva pedagógica – a experiência na Universidade Estadual de Mato Grosso. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Vol. 1, N. 10, 2012.

VALVERDE, F. L. O papel pedagógico do estágio na formação do jornalista. 2006. 227f. Tese (Doutorado em Comunicação), Universidade de São Paulo, São Paulo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.