Coordenação institucional 2018-2020
Esperamos contribuir para a formação crítica-reflexiva de licenciandos, criando oportunidades para que construam uma identidade profissional, facilitando a atuação de professores da rede de educação básica como coformadores de futuros docentes e, ao mesmo tempo, desenvolvendo práticas didático-metodológicas significativas. Mais especificamente, esperamos:
- Promover o diálogo entre as escolas de educação básica e a universidade, minimizando a distância entre teoria e prática;
- Estabelecer uma relação de cooperação mútua entre escola e universidade, pensando em conjunto questões relacionadas à formação de professores e intervenções pedagógicas necessárias;
- Criar oportunidades para se conhecer e vivenciar a realidade escolar em seus mais diversos aspectos;
- Desenvolver competências e habilidades relacionadas à docência no ensino básico;
- Facilitar experiências de análise, elaboração e aplicação de material didático;
- Propor intervenções didático-pedagógicas em classe e extraclasse que tenham por meta a superação de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem;
- Criar oportunidades para se vivenciar experiências metodológicas e tecnológicas, bem como práticas docentes inovadoras, transdisciplinares e interdisciplinares;
- Fomentar a pesquisa em contexto educacional como forma de compreender diversos contextos de ensino e propor intervenções didático-pedagógicas.
Equipe: