Parâmetros de Avaliação
O parâmetro de avaliação será o Plano de desenvolvimento Institucional PDI-2008/1014 da UNEMAT. Para elaboração desse projeto os membros da CPA fizeram um estudo do PDI, procurando conhecer as ações planejadas para 2010/2014. Essa ação foi necessária para identificarmos o que foi planejado visando conhecer as especificidades da instituição. Nesse sentido, as dimensões que serão avaliadas foram identificadas no PDI e servirão como parâmetro de análise, sustentado a avaliação entre o que está planejado e o que está sendo executado. Para tanto, a avaliação iniciou com o estudo do PDI identificando o que foi planejado em cada dimensão avaliada, constituindo os parâmetros para a avaliação. É necessário conhecer previamente os objetivos da instituição, seus princípios e fundamentos conceituais, a organização didático-pedagógica, a estrutura funcional e organizacional, etc, questões que já estão definidas no PDI.
Para visualizar os Parâmetros para análise das dimensões de acordo com estudo desenvolvido no PDI-2008/1014 UNEMAT acesse os anexos 1 a 13 do Projeto de Avaliação Institucional 2010-2014 abaixo:
Anexo 1 - Dimensão 1 - A missão e o PDI
Anexos 2 a 5 - Dimensão 2 - A política para o ENSINO, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades
Anexo 6 - Dimensão 3 - A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Anexo 7 - Dimensão 4 - Comunicação com a sociedade
Anexo 8 - Dimensão 5 - As políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
Anexo 9 - Dimensão 6 - Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios
Anexo 10 - Dimensão 7 - Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
Anexo 11 - Dimensão 8 - Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácias da auto-avaliação institucional.
Anexo 12 - Dimensão 9 - Políticas de atendimento a estudantes e egressos.
Anexo 13 - Dimensão 10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.