Imprimir
Cientistas da Alemanha visitam a Unemat de Nova Xavantina
A Drª Susan proferiu palestra sobre os seus trabalhos com mudanças climáticas para uma plateia lotada no anfiteatro da Unemat


Um grupo de sete pesquisadores do Instituto Max Planck de Biogeoquímica, de Jena, na Alemanha, está visitando O Campus de Nova Xavantina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para um ciclo de debates e trabalhos de pesquisa na região. O grupo é liderado pela Drª Susan Trumbore, atual diretora do Instituto. Os cientistas trabalham em diversas áreas ligadas à ecologia de ecossistemas, solos, biodiversidade e principalmente mudanças climáticas. A Drª Susan é uma grande colaboradora do Mestrado e Doutorado de Ecologia e Conservação em Nova Xavantina e responsável pela construção e operação da mais alta estrutura já erguida pelo homem no hemisfério sul: trata-se da torre de fluxo de CO2 construída próxima a Manaus pelo Instituto Max Planck, em parceria com instituições brasileiras. A estrutura é mais alta do que a Torre Eiffel de Paris e coleta dados na Floresta Amazônica para análises globais do efeito estufa e mudanças climáticas.



A Drª Susan proferiu palestra sobre os seus trabalhos com mudanças climáticas para uma plateia lotada no anfiteatro da Unemat em Nova Xavantina. Os debates que se seguiram com uma grande equipe internacional de pesquisadores foi avaliada por professores e alunos como uma grande oportunidade de inserção de nossa universidade em um contexto internacional de pesquisa científica de alto impacto. Os pesquisadores do Max Planck vieram a convite dos professores Ben Hur e Beatriz Marimon, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Unemat. No ano passado, os professores visitaram a sede do Max Planck Biogeoquímica em Jena, e convidaram a equipe da Drª Susan para retribuir a visita. Participou também da organização do encontro o professor Ricardo Umetsu, do Campus de Nova Xavantina.



 



Os seguintes pesquisadores participaram da visita:



Susan Trumbore, Diretora do Instituto Max Planck de Biogeoquímica



Shaun Levick, líder do grupo de pesquisas



Gerd Gleixner, pesquisador de moléculas orgânicas e biogeoquímica



Carlos Sierra, pesquisador de modelagem ecológica



Marion Schrumpf, pesquisador de carbono no solo



Anke Hildebrandt , pesquisador de hidroecologia



Henrik Hartmann, pesquisador de fisiologia de árvores e estresse hídrico


Por: Coordenadoria de Comunicação