Imprimir
Turma de Agroecologia de Vila Bela realiza aula a campo


Na última terça-feira (1º), a turma de tecnólogos em Agroecologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Vila Bela, realizaram a sexta aula de campo do curso, que é de turma única, pela modalidade Parceladas, composto por 31 acadêmicos, atualmente frequentando o 5º semestre.



A aula da disciplina Empreendedorismo e Economia Solidária, planejada e organizada pela professora Pamella Eliana de Assunção, envolveu a visita a uma associação de produtores rurais na região do Vale do Seringal, em um trabalho de observação participante nos assuntos relacionados ao empreendedorismo e à economia solidária. Foi realizada uma palestra com o presidente da Associação de Produtores de Látex (Aprolatex) local, Sidiomar Otaviano de Oliveira, uma visita ao espaço de coleta nas seringueiras e o processamento da borracha.



A acadêmica Lucimara Poquiviqui reforça a dimensão dos trabalhos. “É muito proveitoso o trabalho prático, realizar observações, engajar em diálogos com a sociedade residente naquele espaço se aprende mais” disse a aluna. “É interessante porque ficaram mais claros os termos sobre associações, economia solidária e trabalho coletivo” concordo Kenia Luriã, outra acadêmica do curso.



O coordenador do curso , professor Denildo da Silva Costa, ressalta o comprometimento com o ensino, a aprendizagem e a didática acadêmica. “Essa interação prática é de grande relevância para o curso e os acadêmicos”, afirma o coordenador.



Para a professora Pamella, a aula em campo contribuiu para o melhor entendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula referentes à Economia Solidária e sua importância para a sociedade: “A interação entre os conceitos aprendidos em sala de aula com a aplicação prática promovida pela aula de campo possibilita o melhor aprendizado e entendimento dos conceitos ligados à economia solidária e à autogestão, que busca promover a prática do trabalho coletivo e uma gestão democrática e participativa, assim como as principais características dos empreendimentos econômicos solidários no Brasil”, enfatiza a professora.


Por: Nataniel Zanferrari