Imprimir
Unemat desenvolve ações de boas-vindas aos calouros
Com o início das aulas para os calouros, a Unemat está realizando diversas ações para recepcionar os novos estudantes, como uma visita à Estação Experimental da Fundação MT, em Nova Mutum


Com o início das aulas para os calouros no último dia 22 de fevereiro, os campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão realizando diversas ações para recepcionar os novos estudantes universitários.



Por resolução do Conselho Universitário da Unemat, o trote que cause agressão física, moral ou outras formas de constrangimento a quem quer que seja, dentro ou fora do âmbito da Universidade, é proibido, mas o trote solidário é uma prática aceitável e incentivada pela Instituição.



No Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres os calouros dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia receberam as boas-vindas da Instituição nos dias 29 de fevereiro, enquanto os calouros de Ciências Contábeis, Computação, Direito, Geografia e História foram oficialmente recepcionados no dia 1º de março. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura do Campus e fornecidas informações para melhor se ambientarem à rotina acadêmica.



Ainda será definida a data de recepção dos calouros dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina, integrantes da Faculdade de Saúde, que possui calendário diferenciado.



Em Cáceres, os acadêmicos do segundo semestre do curso de Ciências Contábeis receberam os calouros com uma campanha de arrecadação de fundos e ração para a Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC), entidade que há dois anos resgata animais em situação de risco e abandono nas ruas do município.



O Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire (DCE) do Campus Jane Vanini também realizou uma recepção para os calouros, nos dias 25 e 26 de fevereiro, com palestras sobre o funcionamento da Unemat, entre outros debates, onde foram discutidos temas como a mulher, com participação da professora Sílvia Nunes; a juventude negra, com o palestrante Paulo Alberto; direitos humanos e juventude, com Edson Mendes e Franscisca da Silva, do Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH/Unemat), além de uma roda de conversa sobre militância e movimento estudantil, com os professores Dimas Neves e Luciana Freitas e o acadêmico Ualter Rojas. O encerramento se deu com uma palestra sobre conjuntura política, ministrada pelo professor Domingos Sávio da Cunha Garcia, e relatos da experiência de ocupação na Escola Caic em Cáceres.



De acordo com os coordenadores do Diretório, o objetivo do evento era introduzir os novos alunos à universidade de forma crítica, para que possam compreender o papel da Universidade na sociedade. “A ‘Calourada’ é uma ótima oportunidade de mobilizar inclusive todos os estudantes, que estavam desanimados no movimento estudantil”, explica Lívia dos Anjos Barros, acadêmica de Direito e uma das coordenadoras do DCE.



Já no Campus Universitário de Nova Mutum, o curso de Agronomia teve programação especial para recebimento dos calouros: de 22 a 24 de fevereiro, os calouros foram recepcionados visando promover uma maior integração entre os estudantes a Universidade.



No dia 22 foi realizada a recepção de boas-vindas aos calouros, com apresentação do curso de Agronomia, as áreas de atuações dos futuros profissionais, as áreas de pesquisas e extensão que são desenvolvidas no campus, o campo experimental e os cursos de pós-graduação que a Unemat oferece.



Na manhã do dia 23, os calouros foram à Estação Experimental da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), onde foram apresentados aos experimentos implantados, como as culturas de soja, milho e consorciação de culturas. Também foram apresentadas algumas pragas, doenças e nematoides que são característicos da região em algumas culturas. No período da tarde, os acadêmicos visitaram os laboratórios do Campus.



No dia 24 ocorreu a apresentação dos professores aos calouros. Houve também a fala da aluna Daiane Andréia Trento, bolsista de iniciação cientifica, que apresentou alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos e falou sobre as oportunidades que a iniciação científica trouxe até o momento em sua vida acadêmica. Os acadêmicos do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO), Renan Campos Costa e Jéssica Dias da Silva, convidaram os acadêmicos a fazerem parte deste grupo de estudo que é desenvolvido no Campus. À tarde os calouros fizeram um passeio turístico pela cidade de Nova Mutum, onde foram apresentados os principais pontos turísticos e empresas, além de conehcerem o Poder Executivo Municipal.



“A recepção dos calouros é de fundamental importância para integração dos acadêmicos ingressantes com a Universidade, professores, técnicos e comunidade”, defende a coordenadora do curso de Agronomia, professora Ana Cássia Silva Possamai.



No Campus Universitário de Sinop estão previstas duas ações de trote solidário: a primeira, denominada “Calouro Sangue Bom”, ocorrerá a partir do dia 14 de março, e consiste na doação de sangue ao Banco de Sangue (Hemocentro) de Sinop. A segunda ação, ainda sem data marcada, consiste no plantio de árvores por parte dos calouros do curso de Engenharia Elétrica.


Por: Nataniel Zanferrari