Imprimir
Acadêmico da Unemat apresenta trabalho no Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária
O acadêmico da Unemat, Dione Xavier Dias, ladeado pelo superintendente do Imea, Daniel Latorraca Ferreira, e pelo analista estatístico do Instituto, Rondiny Moreira Carneiro


O então acadêmico recém-formado Dione Xavier Dias, do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, apresentou seu trabalho de conclusão de curso (TCC) para equipe do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O instituto é uma entidade sem fins lucrativos do Sistema Famato, formado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), pelos Sindicatos Rurais e pelo Imea. O grupo realiza estudos socioeconômicos, rurais e ambientais em Mato Grosso, através de um sistema de coleta, processamento e análise de dados ligados ao agronegócio.



A convite do superintende do Instituto, o acadêmico apresentou seu trabalho intitulado ‘Estudo de otimização do transporte rodoviário de commodities agrícolas para os municípios de influência do Terminal Projetado Santo Antônio das Lendas, em Cáceres’, no dia 3 de fevereiro, na sede do Imea, em Cuiabá. O trabalho foi orientado pelos pesquisadores Diego Piasson e Adauto Farias Bueno, professores do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial do Campus Universitário Renê Barbour, em Barra do Bugres. Diego e Adauto compõem o Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional, ligado ao Centro Tecnológico de Mato Grosso (CTMAT). O trabalho foi realizado em parceria com o Instituto, que fomentou os dados para a execução da pesquisa. O estudo foi desenvolvido considerando o projeto de construção de uma estação de tratamento de carga no Rio Paraguai, o Terminal Santo Antônio das Lendas, em Cáceres. O projeto de construção do terminal ainda se encontra em fase de análise de viabilidade. O estudo realizado determinou as rotas rodoviárias preferenciais até o terminal, ou seja, de menor custo para escoamento da produção agroindustrial das cidades contidas num raio de 400 quilômetros de Cáceres. Diego concluiu o curso no último semestre de 2015 e colou grau no último dia 19.


Por: Diego Piasson