Imprimir
Projeto de pesquisa sobre erosões se encerra com seminário em Reserva do Cabaçal


Os professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em conjunto com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizarão, na próxima terça (2) e quarta-feira (3), no município de Reserva do Cabaçal, o Seminário sobre Controle da Arenização e erosão em Reserva do Cabaçal, com to tema “Condição necessária para o desenvolvimento da sustentabilidade”. Os professores unematianos são do curso de Geografia do Campus Universitário Jane Vanini.



O Seminário é parte da atividade final do projeto de pesquisa ‘Sensoriamento remoto para diagnóstico da erosão laminar e linear da sub-bacia hidrográfica do córrego Guanabara, bacia do Alto Paraguai, no município de Reserva do Cabaçal’, coordenado pelo professor Fernando Ximenes de Tavares Salomão, da UFMT, tendo como membros os professores da Unemat Joaquim Correa Ribeiro, Evaldo Ferreira, Marcos Figueiredo e Célia Alves de Souza, e está vinculado à Rede de Estudos Sociais, Ambientais e de Tecnologias para o Sistema Produtivo na Região Sudoeste Mato-Grossense (Rede ASA/Unemat), coordenada pela professora Célia Alves.



O objetivo é socializar os resultados do projeto de pesquisa na perspectiva de abrir caminhos na busca de soluções para o problema das erosões, as populares ‘voçorocas’, que ocorrem no município e outras áreas do Estado de Mato Grosso. Além da apresentação e contextualização do projeto e discussões dos temas, serão realizadas visitas de campo e proposta de ações para controle dos processos erosivos e de arenização, com envolvimento da comunidade e de representantes das instituições participantes.



 



PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO



Terça-feira (2 de fevereiro)



MANHÃ



9:00 – Abertura do seminário



9:30 – Apresentação do projeto e contextualização – 9h30



11:45 – Abertura discussões dos temas – 11h45



TARDE



13:30-17:00 – Visitas de campo – das 13h30 às 17h



Visita 1: Processos de arenização e de erosão na bacia do córrego Guanabara



Visita 2: Obras e medidas de contenção da boçoroca da parede



Terça-feira (2 de fevereiro)



MANHÃ



9:00-12:00



Discussão de ações para controle dos processos erosivos e de arenização com envolvimento da comunidade e representantes das instituições participantes



TARDE



14:00-17:00



Discussão de ações para controle dos processos erosivos e de arenização com envolvimento da comunidade e representantes das instituições participantes 


Por: Nataniel Zanferrari