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Projeto Rondon se encerra com balanço positivo das atividades
Alunos e professores da Unemat no encerramento da Operação Paiaguás, em Cuiabá


O intercâmbio de conhecimento e experiências entre alunos universitários e membros das comunidades locais é o principal objetivo do Projeto Rondon, e com a Operação Paiaguás, edição regional do projeto no Estado de Mato Grosso, não poderia ser diferente. As ações do Projeto, que homenageia o marechal mato-grossense que desbravou o território nacional no início do Século XX, começaram na primeira quinzena de janeiro, e ocorreram nos municípios de Alto Paraguai, Cáceres, Santo Afonso e Poxoréu.



No jantar de encerramento das atividades na noite do último sábado (23), em Cuiabá, os 82 estudantes da Universidade Estado de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) destacaram a importância social e de aprendizagem que o Projeto Rondon desenvolve junto às universidades e a sociedade.



Para o estudante do 3º semestre de Agronomia da Unemat, Wilder Eduardo Ferreira de Assis, o Projeto Rondon foi uma experiência única. “Foi um trabalho de grupo muito eficiente. Passamos um pouco do nosso conhecimento, mas também, ao mesmo tempo, adquirimos muito conhecimento, e acredito que isto ficará marcado na vida de cada um”, comenta Wilder.



Já para a estudante do 2º semestre de Agronomia da Unemat, Thaisa Luana de Almeida, a experiência da Operação Paiaguás conseguiu ir além do que os projetos de extensão normalmente abordam. “Não é a mesma coisa, pois foram temas diferentes, com um tempo muito curto de aprendizado, mas no qual conseguimos realizar tudo com muita eficiência e com o apoio das professoras”, explica a aluna “O grupo estava muito unido, é uma experiência que vou levar para toda a minha vida”.



 “É muito bom conhecer outras pessoas e aprender coisas novas e, nessas duas semanas de convivência, é uma família que se criou ali, com todos se ajudando, além de interagir e compartilhar com a comunidade”, afirma Jeferson Yoshihiko Sato, estudante do curso de Ciências Contábeis da Unemat.



A professora do departamento de Biologia da Unemat, Herena Naoco Chisaki Isobe, coordenadora de uma das equipes da Operação Paiaguás, fez um balanço positivo das ações, e acredita que o grupo atingiu os objetivos da proposta. “As oficinas que pensamos e elaboramos eram pra um público definido, e acreditamos que atingimos os objetivos das oficinas que nós executamos”, afirma a professora. “O ganho maior para os alunos, do meu ponto de vista de professora, foi o trabalho em grupo, em equipe. Este foi o melhor trabalho que executamos em projetos de extensão, ao juntar oito alunos de diferentes cursos e ter o resultado que tivemos em nossas oficinas”, explica Herena, que coordenou uma das equipes em parceria com a professora do Departamento de Agronomia da Unemat, Mônica Tiho Chisaki Isobe. “Outro ponto fundamental foi o auxílio da Prefeitura, do secretário de Cultura, Jair Cestari, além de todos os outros secretários e Secretarias Municipais”, agradece a professora.



Os nove professores coordenadores do Projeto Rondon que atuaram nos quatro municípios de Mato Grosso receberam das mãos do governador troféus de participação.



Para o gerente do Projeto Rondon, coronel Djalma Abrantes, as atividades ao mesmo tempo em que contribuem para a melhoria de qualidade de vida da população dos municípios, propiciam que a juventude universitária seja protagonista no processo de transformação do Estado e deixam marcas na vida de todos. “Os resultados foram excelentes, e superaram as nossas expectativas, porque todas as partes envolvidas agiram em sincronia e comprometimento”, avalia o coronel.



Presente no encerramento das atividades da Operação Paiaguás, o governador Pedro Taques comentou que a ação reuniu dois instrumentos importantes: a mobilização das comunidades onde a operação ocorreu e a sensibilização dos universitários para a realidade mato-grossense. “A partir desses dois instrumentos, está se propiciando uma interação entre comunidade e universitários muito positiva e propositiva, a partir do momento em que há uma partilha de conhecimento que deixa uma semente de transformação em todos os envolvidos”, comentou o governador.


Por: Nataniel Zanferrari, com informações de Luciana Cury (GCom-MT)