Imprimir
Acadêmico compara os sermões do padre Vieira com os discursos de Dom Aquino em Simpósio Internacional


O acadêmico do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, Jildonei Lazzaretti, participou este mês do Simpósio Internacional Revisitar Vieira no século XXI, realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Durante o simpósio Lazzaretti apresentou a pesquisa literária intitulada ‘Entre poetas e profetas: a Retórica nos sermões de Antônio Vieira e nos discursos de Dom Aquino Corrêa’. O evento contou com a presença de pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisas de Portugal, Brasil, Espanha, França e México.



Lazzaretti que também é licenciado em Filosofia e profissional técnico da Unemat, onde atua na Pró-reitoria de Administração, desenvolveu uma análise comparativa entre os sermões do padre Antônio Vieira e os discursos de Dom Aquino Corrêa (arcebispo de Cuiabá e Governador do Estado de Mato Grosso de 1918 a 1922).



Segundo o autor, é possível demonstrar que tanto o padre Vieira como Dom Aquino Corrêa fizeram uso de instrumentos da Retórica Antiga, compreendida como a arte da oratória dos antigos gregos e latinos, a qual se consolidou fundamentalmente a partir do pensamento de Aristóteles.



“Foi uma grande oportunidade representar a Unemat fora do país, e divulgar a pessoa e a obra de Dom Aquino Corrêa, comparando-o ao estimado padre Antônio Vieira”, contou Larazzaretti que teve sua pesquisa orientada pela professora Elisabeth Batista doutora em Letras e atual diretora da Faculdade de Educação e Linguagem (Facel) do Campus de Cáceres. 


Por: Hemilia Maia