Imprimir
Programa Focco e Pibid fecham 2015 com balanço positivo
A Unemat promoveu em setembro a 1ª edição do Pibid no Campus, no Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.



No ano de 2015, o Pibid/Unemat intensificou suas atividades nas escolas parceiras da Educação Básica. “Isso significa uma forte relação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, ou seja, este programa vem promovendo a interação entre ambos, visando o aprimoramento das teorias por parte dos acadêmicos e a atualização constante dos professores das redes públicas do ensino em desenvolvimento profissional”, explica a coordenadora do Pibid, Renata Cintra.



Ainda neste ano, algumas mudanças feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ocorreram no programa e, devido a isso, o número de participantes foi reduzido para 996, mas, mesmo mediante as dificuldades encontradas, tais como a falta de repasse financeiro por meio do Governo Federal, as atividades desenvolvidas por professores, acadêmicos, escolas parceiras e gestão foram desenvolvidas com muita seriedade, compromisso e responsabilidade com a qualidade do ensino público do Estado de Mato Grosso. “De modo geral, podemos afirmar que a Unemat se compromete cada vez mais com a qualidade da formação inicial dos seus acadêmicos e se encontra disposta a ampliar e discutir a melhoria dos seus cursos de licenciatura, pois formar profissionais sérios e competentes faz parte da filosofia desta Instituição”, garante Renata.



 



Programa Focco



O Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) tem como finalidade o aumento da taxa de permanência e aprovação nos cursos de graduação, o estímulo à formação de capital social a partir do capital intelectual discente, bem como a formação de profissionais proativos e habilitados para o trabalho em equipe. Dentre outras atribuições, o bolsista do Focco deve ter 20 horas disponíveis para a bolsa, que devem incluir dois períodos semanais de quatro horas consecutivas. No ano de 2015, foi feita a seleção de 86 bolsistas, contemplando todos os Câmpuse oportunizando representantes de todos os cursos. “Vale registrar que pela primeira vez o Focco participou com trabalhos escritos e comunicação na Jornada Científica da Unemat”, explica Renata Cintra, que também coordena o Programa Focco. “Isso significa que o sentimento de pertencimento à Instituição tem sido despertado em nossos acadêmicos, pois, entre os demais objetivos do programa, este é um dos que tem destaque no projeto do Focco”, afirma.



Outro ponto de destaque são os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) que os acadêmicos vêm desenvolvendo ao longo dos três anos de existência do programa, bem como acadêmicos participantes do Focco aprovados em cursos de mestrado, todos com ênfase no cooperativismo. Além das atividades previstas na Unemat, a maioria dos Câmpustêm desenvolvido atividades também nas escolas da Educação Básica, atividades que contemplam a apresentação dos cursos da Unemat, bem como despertado a expectativa nos nossos jovens para dar continuidade nos seus estudos. “O Focco tem ultrapassado tudo que foi planejado para o ano de 2015 e, com certeza, para o ano de 2016 será ainda melhor”, espera Renata.


Por: Nataniel Zanferrari