Imprimir
Unemat investe 15 milhões em infraestrutura


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra o ano de 2015 com 19 obras de infraestrutura em andamento. Destas, sete já foram licitadas e as ordens de serviço expedidas, como por exemplo, o bloco de laboratórios III do campus de Cáceres e os centros de Pesquisa em Pontes e Lacerda, Nova Xavantina e Tangará da Serra.  São mais de cinco milhões em reais que já estão sendo investidos. Os recursos são oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Ministério da Educação e Cultura/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE) e contrapartidas com recursos próprios da Unemat que somam mais de meio milhão de reais.



Outros 10 milhões de reais estão conveniados com o MEC/FNDE, a Finep, e a Unemat que entrará com contrapartida de cerca de 900 mil reais para obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos e mobiliários para os Câmpusde  Cáceres; Tangará da Serra; Nova Xavantina e Alta Floresta. Entre esses convênios está marcada, para janeiro de 2016, a licitação para construção do bloco de laboratórios IV que atenderá o curso de Medicina, no campus de Cáceres. Duas obras, com projetos de engenharia já aprovados, aguardam convênios da Finep para dar início ao processo de licitação. São a construção dos Centros Integrados de Pesquisa nos Câmpusde Tangará da Serra e Nova Xavantina para atender os cursos de pós-graduação em ‘Estudos Literários’, ‘Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola’ e ‘Ecologia e Conservação’.  



As outras obras passam pela finalização dos projetos executivos (conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra) procedimento que antecede o processo de licitação. São elas: Construção do laboratório de pesquisa para os cursos de pós-graduação em ‘Genética e Melhoramento de Plantas’ e ‘Ciências Ambientais’ no campus de Cáceres; construção do laboratório de pesquisa para os cursos de pós-graduação em ‘Educação’ e ‘Linguística’ no campus de Cáceres; ampliação do Centro Integrado de Pesquisa em Tangará da Serra que atende também o curso de pós-graduação em ‘Genética e Melhoramento de Plantas’; a construção de três Centros de Comunicação e Popularização da Pesquisa e da Pós-graduação da Unemat nos Câmpusde Cáceres, Tangará da Serra e Nova Xavantina; e a ampliação e construção de instalações para os herbários dos Câmpusde Cáceres, Nova Xavantina e Alta Floresta.  


 


A reitora Ana Di Renzo e o vice-reitor Ariel Lopes lembram que estes investimentos são resultado de gestão frente aos órgãos de fomento para atender as demandas urgentes de infraestrutura da Unemat. 


 


Obras já licitadas































































 




Objeto




Para atender




Campus




Recurso




01




Construção do bloco de laboratórios III




Cursos de Agronomia e Biologia




Cáceres




MEC/FNDE




02




Construção do Centro de Pesquisa em História e Fronteira




Estruturação dos Centros de Pesquisa e Pós-graduação nos Câmpusregionais da Unemat




Cáceres




Finep




03




Construção de Centro de Pesquisa




Atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus




Pontes e Lacerda




Fapemat




04




Construção de Centro de Pesquisa




Atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus




Nova Xavantina




Fapemat




05




Construção de Centro Tecnológico de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto




Curso de Agronomia e o mestrado em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola




Tangará da Serra




Finep




06




Execução dos serviços de reforma e ampliação do laboratório interdisciplinar dos cursos de pós-graduação




Mestrado em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola




Tangará da Serra




Finep




07




Ampliação do laboratório de Agroindústria e Alimentos




Atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus




Barra do Bugres




Finep




 


Por: Hemilia Maia