Imprimir
Professoras da Unemat concorrem ao prêmio InovaSUS 2015


As professoras do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Fabiana Aparecida da Silva e Denise da Costa Boamorte Cortela, também coordenadora do curso, submeteram o relato: ‘Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviços: (trans)formando paradigmas’, na categoria ‘Gestão da Educação’ no  ‘Concurso Prêmio InovaSUS 2015’. O concurso, promovido pelo Ministério da Saúde e parceiros, que premiará 62 projetos recebe até hoje (17) os relatos dos inscritos.



O relato é uma continuidade dos encaminhamentos que a professora Fabiana Silva vem desenvolvendo junto a Faculdade de Saúde da Unemat. Única representante de Mato Grosso aceita no Advencemente of International Mecdical Education and Research (Faimer Brasil) ela e a médica oftalmologista Carolina Mosena Angeloni estão conduzindo o curso ‘Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino na saúde’ junto aos docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, da Faculdade de Saúde da Unemat como parte do projeto submetido por ela no Faimer Brasil com o propósito de desenvolvimento docente para educadores das profissões da saúde.



A condução do curso oportunizará a implantação futura de um Núcleo de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, na Unemat e o atendimento dos fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCNs). Entre as DCNs está a orientação de que “O Curso de Graduação em Medicina deverá manter permanente Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, com vistas à valorização do trabalho docente na graduação, ao maior envolvimento dos professores com o Projeto Pedagógico do Curso e a seu aprimoramento em relação à proposta formativa contida no documento...”.



O Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino na saúde - é uma atividade colaborativa, com participação de 30 docentes. A primeira etapa do curso foi concluída em 2015 após as atividades desenvolvidas entre os meses de outubro e dezembro.  Foram trabalhadas na primeira etapa Metodologias de Ensino e Aprendizagem; Formação de uma comunidade de práticas; História de Vida; Teste de personalidade Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e Dinâmicas de Grupo. Também fazem parte da comissão organizadora os acadêmicos do curso de Medicina: Katiele Dalla Vécchia, Ewerton Mantesso, Irenízia Quinteiro e Wellithon Luz. A segunda etapa está marcada para os meses de fevereiro e março.



 



 


Por: Hemilia Maia