Imprimir
Unemat terá doutorado em Ciências Ambientais e Mestrado em Letras


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terá a partir de 2016 o doutorado em Ciências Ambientais no campus de Cáceres e o mestrado acadêmico em Letras no campus de Sinop. A aprovação das duas propostas foi divulgada nesta quarta-feira pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na plataforma Sucupira.



O doutorado em Ciências Ambientais no campus de Cáceres é vinculado ao primeiro programa de Pós-graduação da Unemat, ofertado desde 2005 e foi aprovado com conceito 04. O doutorado tem como área de concentração: Meio Ambiente e Sustentabilidade e vai atuar nas linhas de pesquisa: “Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado” e “Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado”.



Já o mestrado acadêmico em Letras no campus de Sinop, foi aprovado com conceito 03 e atuará na área de concentração em Estudos Linguísticos e Literários, e nas linhas de pesquisa: “Estudos Linguísticos” e “Estudos Literários”.  



Na justificativa da Capes para a aprovação se destacam o quadro docente qualificado e com publicações adequadas, infraestrutura necessária aos cursos e ainda intercâmbio com instituições nacionais e internacionais. Na proposta encaminhada para a Capes estão previstas 07 vagas para o doutorado em Ciências Ambientais e 20 vagas para o curso de mestrado em Letras.



A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, destaca que a aprovação de novos cursos em pós-graduação na Instituição é resultado do investimento feito na qualificação do quadro docente, bem como da política de incentivo a publicação implantada pela Unemat. “Esses novos cursos vão contribuir fortemente com a produção de conhecimento, inovação e tecnologia e mostram que os investimentos feitos pela Unemat estão retornando em benefícios para a sociedade de Mato Grosso. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, diz.  



Com essas aprovações a Unemat passa a contar com quatro doutorados institucionais, 11 mestrados institucionais, 04 mestrados profissionais, 03 doutorados em rede , 02 doutorados interinstitucionais e 01 mestrado interinstitucional.  


Por: Lygia Lima