Imprimir
Cursos de Enfermagem da Unemat propõem nova matriz curricular


Foi realizada na última sexta-feira (11) reunião de reestruturação da Matriz Curricular e Projeto Político Pedagógico (PPC) dos cursos de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na Sala de Reuniões da Reitoria da Instituição.



O objetivo da reunião foi a horizontalização das matrizes curriculares dos cursos de Enfermagens da Universidade, preconizada na Instrução Normativa Nº 004/2011. A reestruturação foi realizada com apoio dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos, a fim de otimizar as matrizes.



A reestruturação visa a flexibilização curricular como o caminho para a formação qualitativa, além de facilitar as possibilidades de mobilidade acadêmia. No caso em que um curso seja ofertado em mais de um campus, núcleo ou modalidades, estes deve ter, no mínimo, 80% de identidade de matriz para cada unidade curricular. Com esta etapa, os cursos de Enfermagem terão a efetiva implementação do sistema de créditos.



As próximas reuniões tratarão da redação final do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a ser submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) no próximo ano.



Participaram da reunião Franciano Antunes e Elisangela Hoffmann, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), além das representantes dos curso de Enfermagem em cada campus: as professoras Carolina Sampaio de Oliveira e Samira Michel Garcia Campos, do curso em Cáceres; as professoras Ana Cláudia Pereira Terças e Angélica Pereira Borges, do curso em Tangará da Serra; e a professora Helena Ferraz Bühler, do curso em Diamantino. Os representantes que integram a Comissão de Reestruturação foram nomeados pela Portaria Nº 2848/2015.


Por: Nataniel Zanferrari