Imprimir
O III Seminário de Formação de Multiplicadores do PEP/Unemat encerra suas ações com êxito


Após dois dias de muito debate o III Seminário de Formação de Multiplicadores do Planejamento Estratégico Participativo da Universidade do Estado de Mato Grosso (PEP/Unemat) chega ao fim, com os Objetivos Estratégicos para curto, médio e longo prazo, validados. A metodologia para a elaboração do Plano de Ações também foi apresentada, passo a passo, pelos consultores do PEP/Unemat aos representantes da comunidade acadêmica que darão continuidade ao PEP em 2016.



De fevereiro para cá, o PEP/Unemat desenvolveu, de forma profunda, a análise do cenário da Universidade que resultou na identificação de problemas, assim como idealizou as soluções por meio de objetivos estratégicos. O próximo passo será a construção de uma lista de ações para cada objetivo traçado já agendado para o IV Seminário a ser realizado no início de 2016.  



Ao encerrar o evento, a reitora da Unemat, Ana Di Renzo, enfatizou a dedicação ao trabalho participativo realizado no PEP/Unemat. “Juntos escolhemos os alvos a serem atingidos para os próximos 10 anos. Demos um grande passo até aqui e precisamos estendê-lo para cada espaço dessa Universidade”, concluiu a reitora.



A parcela da comunidade acadêmica que representa toda a Universidade nesse processo de planejamento está muito confiante com os desdobramentos que o PEP/Unemat 2015-2025 irá promover na Instituição. A professora Donizete Ritter, do campus de Colíder, disse passar por uma experiência única. “É louvável a Universidade preocupar-se em fazer um planejamento estratégico onde toda a comunidade acadêmica é envolvida no processo”, comentou Donizete.



Segundo o professor, do campus de Sinop, Marion Machado Cunha é interessante a Unemat se repensar e recriar diante da atual conjuntura de políticas nacional e internacional de ensino superior. “Sem perder as nossas raízes”, frisou. “Esse é um momento mais maduro do PEP. A metodologia desse momento está mais fluída, nos levou a concentrar melhor nas dimensões que analisamos”, concluiu Marion Cunha.



Para o agente administrativo, do campus de Colíder, Eder Pereira Fernandes sua grande expectativa é a de ver o PEP executado. “Estar na construção desse planejamento de forma democrática, me dá um sentimento de participar efetivamente das decisões da Unemat”, concluiu Eder Fernandes.



 



 


Por: Hemilia Maia