Imprimir
Unemat realiza Conferência Territorial de Ater em conjunto com o Colegiado Territorial da Baixada Cuiabana


O Núcleo Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), juntamente com o Colegiado Territorial do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana realizou nesta terça-feira (08) a 2ª Conferência Territorial de Ater: agroecologia e alimentos saudáveis.



Esta foi uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª CNATER) e representa a continuidade de um compromisso firmado entre governo federal e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na Agricultura Familiar e Reforma Agrária.



Esse compromisso retrata um processo em construção, no qual a participação social e o diálogo são fundamentais para garantir a ampliação e a consolidação da democracia, além da implementação de políticas públicas, como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).



Esse momento, em que governo e sociedade civil compartilham ideias e refletem sobre suas práticas, vem se consolidando como um forte instrumento de negociação para o meio rural brasileiro.



Aprofundar a Ater, agroecologia e alimentos saudáveis, é, hoje, uma demanda não só de todos os envolvidos diretamente no atendimento desse público, mas, também, da sociedade como um todo. Debater, construir consensos e propor caminhos concretos para a Ater foram condições imprescindíveis para o sucesso desta Conferência. Esta Conferência foi a oitava Conferência Territorial e segundo a fala do presidente do Conselho de Desenvolvimento e Agricultura Familiar foi a maior entre todas já realizadas até agora no Estado de Mato Grosso, contando com 170 participantes dos municípios que compõem o Território da Cidadania da Baixada Cuiabana. 



Também estiveram presentes diversas autoridades municipais, representantes de trabalhores rurais e entidades não governamentais, além do secretário de estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Evangelista e o delegado federal do MDA/MT, Nelson Borges.


Por: Prof. Lisanil Patrocínio