Imprimir
Unemat promove 3º Colóquio de Valorização do Idoso


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a 3ª edição do Colóquio de Valorização do Idoso, na segunda (30) e terça-feira (1º), no Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. O evento foi realizado através do Projeto de Extensão de Valorização do Idoso, em parceria com o Remanso Fraterno João Gabriel e com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Cáceres. O colóquio foi realizado com o objetivo de socializar, debater e propor políticas públicas voltadas à pessoa idosa no Município de Cáceres.



A abertura, no dia 30 de novembro, contou com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, representando a reitora Ana Maria di Renzo. Também esteve presente a professora Marinei Almeida, representando o pró-reitor de Extensão e Cultura, Alexandre Gonçalves Porto. Ambas apresentaram ações voltadas à pessoa idosa que são realizadas pela Unemat.



A mesa de abertura foi coordenada pelo professor Agnaldo Rodrigues e teve a fala dos representantes das instituições que trabalham com idosos no município: Hortência Garcia falou pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Cáceres, o que preside. Em sua explanação, enfatizou as conquistas recentes, como o estabelecimento do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que permitirá financiamento de projeto. Também fizeram uso da palavra a assistente social Camila Dalto Bandeira, representando a Secretaria Municipal de Ação Social; o presidente do Lar das Servas de Maria, Antônio Dan; e o presidente do Remanso Fraterno João Gabriel, Gilmar Marostega.



No segundo dia de evento, 1º de dezembro, ocorreram os grupos de trabalhos que, ao final, apresentaram propostas para serem encaminhadas ao poder público local, onde poderão ser tomadas providências quanto ao desenvolvimento de políticas públicas e melhora na qualidade de vida da pessoa idosa. Os debates foram conduzidos por pessoas que possuem experiência e domínio em relação ao tema de qualidade de vida do idoso, entre elas as professoras da Unemat, Herena Isobe e Samira Michel Garica.



“O evento atendeu à proposta de promover o debate com o poder público e instituições privadas que desenvolvem trabalhos na área do idoso, abordando sobre seus papeis e a integração de suas ações, visando políticas públicas mais eficientes”, avaliou o técnico Guilherme Vargas, que coordenou o evento.


Por: Nataniel Zanferrari