A comissão organizadora da 4ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal divulgou o resultado final dos expositores do evento, que ocorreu na última sexta-feira (13). Mais de 750 alunos da Educação Básica apresentaram os resultados de trabalhos científicos na Mostra. Com idade entre sete e 17 anos, os estudantes são oriundos de escolas públicas e privadas do município de Cáceres. Ao todo, foram expostos 196 trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos em equipe com o auxílio de um professor-orientador.
Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; ou interdisciplinares. O evento envolveu 111 professores-orientadores. Além das áreas, os projetos também são divididos em quatro categorias: iniciação científica mirim, incentivo à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e divulgação científica.
A mostra é promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A Mostra foi realizada no Ginásio da Unemat, na Cidade Universitária, em Cáceres.
Além dos alunos da Educação Básica, também estiveram envolvidos na Mostra os professores da Unemat, do Campus de Cáceres do IFMT e das redes estadual e municipal de ensino. Ao todos, mais de 60 professores destas instituições participaram do evento como avaliadores.
RESULTADOS POR CATEGORIA
Iniciação científica mirim
1º - ‘Animais silvestres de Cáceres’, da Escola Municipal Criança Cidadã
2º - ‘A magia das cores das asas das borboletas’, da Escola Estadual Frei Ambrósio
3º - ‘Projeto água: A importância da água para nossas vidas’, da Escola Municipal Tancredo Neves
Incentivo à pesquisa
1º - ‘Aquaponia: produção integrada de vegetais e peixes’, do Instituto Federal de Mato Grosso
2º - ‘Aquecedor de água sustentável’, do Instituto Federal de Mato Grosso
3º - ‘A educação ambiental abrindo caminhos para comunidades rurais’, da Escola Estadual União e Força
Desenvolvimento tecnológico
1º - ‘Software para inclusão de deficientes auditivos (Sida)’, do Instituto Federal de Mato Grosso
2º - ‘Sistema de automação para irrigação de solo’, do Instituto Federal de Mato Grosso
3º - ‘Software para informar recebimento de e-mail (CEM)’, do Instituto Federal de Mato Grosso
Divulgação científica
1º - ‘Produzindo energia elétrica usando calor de combustão’, da Escola Estadual Senador Mário Mota
2º - ‘Uso racional da energia elétrica’, da Escola Estadual Ana Maria das Graças Souza e Noronha
3º - ‘Minigerador de energia eólica’, da Escola Estadual Senador Mário Mota