Imprimir
Alunos da educação básica apresentam trabalhos na Mostra de Iniciação Científica do Pantanal


Nesta sexta-feira (13) 780 alunos da educação básica, com idade de 7 a 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de Cáceres apresentam os resultados de trabalhos científicos na 4ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal. O evento promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática será realizado no Ginásio da Unemat, na Cidade Universitária no período das 9h às 17 horas e é aberta a visitação pública.





 



Ao todo estarão sendo expostos ao público 212 trabalhos de iniciação científica que foram desenvolvidos em equipe, com o auxílio de um professor orientador. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são das áreas de Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias ou interdisciplinar.





 



A Mostra de Iniciação Científica do Pantanal tem como objetivo promover a curiosidade e a investigação científica nos estudantes e professores. Além disso, a realização do evento busca promover uma aproximação da comunidade escolar e a universidade além de propor e estimular o trabalho em equipe.





 



A Mostra de Iniciação Científica é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e acontece em quatro etapas: Inscrição da equipe e apresentação do projeto; desenvolvimento do trabalho pelas equipes inscritas com a orientação do professor; preparação para a mostra que consiste na entrega do resumo expandido a ser inserido nos anais e a confecção do pôster para a apresentação ao público e finalmente a etapa em que os alunos apresentam os trabalhos para a sociedade, que é o que estará acontecendo nesta sexta-feira (13).





 



A coordenação geral do evento que está na sua 4ª edição é do professor Marcos Francisco Borges, da Unemat. 


Por: Lygia Lima