Imprimir
Unemat promove Seminário sobre os 25 Anos do ECA


A Universidade do Estado de Mato Grosso por meio dos acadêmicos do 9ª semestre de Direito, campus de Cáceres,  realizam até a próxima sexta-feira 13, no período matutino, o Seminário: “25 anos do Eca: Avanços e Desafios” que contará com painéis que discutirão a temática. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado para o Lar Servas de Maria. O evento está sendo realizado no auditório da coordenação do campus Jane Vanini, em Cáceres no período matutino.   



No primeiro dia de seminário contou com o painel: “Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente em Cáceres: avanços e desafios no Município”, nesta terça-feira (10) a temática é “Suicídio entre menores; bullying e bullying cibernético; preconceito: sexualidade, gênero, raça e religião”, com a participação do promotor Douglas Lingiardi Strachicini, professor Clóvis Arantes da ONG Livre Mente e das psicólogas Glasiely Alves da Silva e Francisca Silva do Centro de Referência em Direitos Humanos/Unemat.



A programação do seminário segue na quarta-feira (11) com o painel: “Menores infratores: perfil socioeconômico e reincidência; Sistema Socioeducativo; dados estatísticos; e justiça infracional”, que será apresentado pelo promotor Rinaldo Ribeiro de Almeida Segundo, diretor do Sistema Socioeducativo de Cáceres Juliano Claudio Alves, juíza Alethea Assunção Santos.



Na quinta-feira será discutido o tema:  “Exploração sexual de crianças e adolescentes em Cáceres” que será apresentado pela psicóloga Glasiely Alves da Silva; o ex-presidente do Conselho Tutelar de Cáceres Raul Camilo Garcia, representante do Movimento Meninos e Meninas de Rua Edson Penha Mendes e pela assistente social Patrícia Silva Araújo.



No último dia do Seminário, sexta-feira (13) será apresentado o painel: “Violência doméstica e maus tratos contra crianças e adolescentes” com a exposição do juiz Geraldo Fidelis, psicóloga Tânia Ramires Atala e professora Edna Sampaio (CRDH/Unemat).



O objetivo do evento é apresentar aos acadêmicos de Direito e demais interessados inscritos um quadro geral da estrutura de proteção à criança e ao adolescente no município de Cáceres, analisando os pontos mais relevantes trazidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente traçando uma perspectiva de frentes de atuação na defesa dos direitos infanto-juvenis de acordo com as peculiaridades locais.


Por: Lygia Lima