Imprimir
Parcerias discutem ações visando Faculdade de Saúde


A Universidade do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Cáceres e o Hospital Regional discutem ações para implementação do sistema de internato no Curso de Medicina e a formalização do Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) sugerido pelo Governo Federal.



Na tarde desta quarta-feira (04)a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, os pró-reitores de Ensino de Graduação, Vera Maquêa e de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin, prefeito municipa,l Francis Maris Cruz e secretário municipal de saúde, Roger Pereira, representantes da reitoria, da Faculdade de Ciências da Saúde e estudantes da Unemat e também a direção do Hospital Regional estiveram reunidos para discutir esses pontos.



Do encontro foi tirada uma comissão que estudará como cada órgão pode contribuir para a formalização do Coapes que visa priorizar o atendimento da saúde na atenção básica, com ações preventivas. Além disso, será feito um esforço conjunto da Unemat, Hospital e governo estadual para viabilizar a transformação do Hospital Regional em Hospital-Ensino e com isso possibilitar o internato dos acadêmicos.



O regime de internato é condição fundamental para que os estudantes possam concluir e dar seguimento ao curso de medicina.



No próximo 16 de novembro a comissão constituída deve se reunir para dar seguimento às ações de planejamento no sentido de viabilizar essas duas frentes: internato e Coapes. 


Por: Lygia Lima