Imprimir
Unemat lança 4ª edição da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade


O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Campus Universitário de Alto Araguaia, lançou a quarta edição da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade, intitulada ‘Mídia, movimentos sociais, espaço urbano e cidadania’, organizada pelos professores Lawrenberg Advíncula da Silva e Rafael Rodrigues Lourenço Marques. Ao todo, foram contemplados oito artigos e três resenhas de pesquisadores de instituições de Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.



Confira abaixo o texto da abertura desta edição:



 



Mídia, movimentos sociais, espaço urbano e cidadania



A IV Edição da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade teve como dossiê central Mídia, Movimentos Sociais, Espaço Urbano e Cidadania, visando a problematização da informação na sociedade atual.



Considera-se a capacidade de interferência dos processos de comunicação em sua intersecção à noção de cidadania e de participação popular nos mais distintos estratos da população brasileira.



A grande mídia (a televisão, o rádio, a imprensa escrita) e as redes sociais da internet seriam diretamente responsáveis pela construção da identidade do sujeito contemporâneo, bem como, pela legitimação das formas de agir deste último, na medida em que a difusão de conteúdos propicia uma maior interação de ideias, pensamentos e valores.



Por outro lado, o olhar sobre a atuação destas mídias exige-nos uma análise crítica em relação as suas práticas de regulação e intermediação sobre o que é de interesse público. Dos quais, mais consequentemente, tendem a alterar e deturpar as fronteiras ainda existentes entre as benesses da visibilidade em escala planetária e as agruras da vigilância total – e integral. 



Os textos presentes desta edição, além de refletirem integral ou parcialmente o debate exposto, assinalam também perspectivas distintas no que tange os processos de comunicação enquanto mediadores de identidades culturais e novos ativismos sócio-históricos, considerando a atual crise de proposituras metodológicas e conceituais do campo da Comunicação frente os últimos acontecimentos. 



 



Editores e organizadores:



Lawrenberg Advíncula da Silva



Rafael Rodrigues Lourenço Marques


Por: Nataniel Zanferrari