Imprimir
Professoras da Unemat participam de discussões internacionais sobre Hanseníase


As professoras Eliane Ignotti e Carla Pina, da Universidade do Estado de Mato Grosso, foram convidadas a participar da Reunião Regional de Hanseníase da América e Caribe pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS). O evento aconteceu em São Paulo durante a semana passada (15 a 18) de setembro.  



A reunião teve como objetivo analisar e discutir o estado atual, avanços e dificuldades dos países visando atingir a meta de eliminar a Hanseníase ao primeiro nível subnacional, acordada pelos Estados membros dessas organizações. A intenção dos países é o de reduzir a carga da doença e assegurar a prestação de serviços médicos de qualidade para todas as comunidades afetadas.



A professora e epidemiologista Eliane Ignotti foi convidada para apresentar o Projeto de Quimioprofilaxia de contatos de Hanseníase do Brasil, e a professora Carla Pina para ser a relatora da reunião.



Na reunião participam países da América Latina e do Caribe, entre eles o Brasil, Barbados, Costa Rica, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, México Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Saint Lucia, Uruguai, Venezuela. Como também Organizações Não Governamentais (ONG) que têm representantes no Brasil, entre elas a DAHW que é Alemã, Hospital Mennonita de Paraguay – Paraguai, Novartis Foundation com representantes da Suíça, Fundação Alfredo da Mata (FUAM) e Instituto Lauro Souza Lima (ILSL) do Brasil, representantes da OMS da Índia e OPAS dos Estados Unidos. 


Por: Lygia Lima com informações enviadas pela professora Leila Gatass