Imprimir
Pibid no Campus apresenta atividades para a sociedade


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promoveu ontem (16) a 1ª edição do Pibid no Campus, no Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. O evento apresentou à sociedade as ações e atividades desenvolvidas pelos acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), que atuam em 17 escolas no município.



A exposição, que durou das 19 às 21 horas, apresentou tanto para a comunidade universitária quanto para a sociedade, as atividades desenvolvidas por 301 bolsistas em Cáceres. O evento expôs atividades desenvolvidas em nove áreas: Biologia, Educação Física, Geografia, História, Informática, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática e Pedagogia. A programação do Pibid no Campus envolveu mostra de materiais didáticos, exposição de pôsteres, atividades lúdicas e jogos pedagógicos, além da exposição de relatos e depoimentos de bolsistas e diretores de escolas sobre o projeto. A proposta da Unemat é realizar um evento similar em todos os campi  que possuem ações do Pibid para que a comunidade acadêmica conheça as ações do projeto.



A coordenadora institucional do Pibid na Unemat, Renata Cintra Nascimento, afirma que o programa tem proporcionado maior aproximação  entre a Universidade e a Educação Básica. “Isso tem feito a diferença na formação dos nossos acadêmicos, pois eles têm vivenciado as mais diversas situações ocorridas dentro das escolas, o que tem trazido experiências para melhor atuação profissional”, diz Renata. “A relação dialética entre os acadêmicos e os profissionais da educação, por meio do Pibid, garante a formação de profissionais melhor qualificados, além de fomentar o interesse dos jovens pela licenciatura”, explica a coordenadora.



A acadêmica do curso de Licenciatura em Biologia e bolsista do Pibid há três anos, Lays Bernardo, afirma perceber a diferença entre os alunos que participam do Pibid. “Os que participam do projeto têm uma desenvoltura melhor na universidade, tanto na hora de apresentar os seminários, e até no estágio”, explica a estudante. “O Pibid é de suma importância na graduação de qualquer acadêmico de licenciatura, porque durante todo o tempo que ele está no projeto, ele já vai criando um contato maior com a escola, se preparando melhor para a docência”, disse Lays.



 



Pibid



A Unemat possui 1.249 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, que são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estão em atuação 38 subprojetos de todas as áreas de licenciatura que a Unemat oferece, com atuação em 158 escolas de Mato Grosso e em 55 escolas/aldeias indígenas. Com o Pibid Indígena são 100 acadêmicos de 32 etnias atendidas em quatro subprojetos.


Por: Nataniel Zanferrari