Imprimir
Gestores da Unemat discutem metas e planejamento para a pós-graduação


A Universidade do Estado de Mato Grosso está discutindo o crescimento e a consolidação da pós-graduação stricto sensu na instituição. O 6º Workshop pós-graduação que começou na tarde desta terça-feira (08) e segue até o dia 10 deste mês tem como proposta discutir metas e planejamento a curto, médio e longo prazo.



Nos últimos anos a Unemat deu um salto na quantidade de cursos e programas de pós-graduações, saindo de um mestrado aprovado em 2005, para 19 cursos com seletivos anuais em 2015. O número de professores credenciados também cresceu significativamente nos últimos cinco anos, passando de 72 professores credenciados e 20 colaboradores em 2011 para 155 professores credenciados, 24 professores colaboradores e quatro professores visitantes em 2015.



A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, lembrou que o momento é de refletir como fortalecer a pesquisa desde a graduação para garantir inclusive a consolidação dos programas de pós-graduação. “Hoje temos um forte crescimento da pós-graduação na Unemat, mas é preciso cuidar todas as estruturas para também garantir não apenas o financiamento e abertura dos cursos de pós-graduação, mas, sobretudo garantir a consolidação desses programas”, afirma.



Essa é também a preocupação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, que vai discutir com os gestores, coordenadores, secretários dos programas stricto sensu da Unemat, bem como com o diretores político-financeiro e pedagógico dos Câmpusem que esses programas estão instalados as metas e os desafios de estruturar e consolidar a pós-graduação.  O pró-reitor Rodrigo Zanin destacou durante a abertura o quanto a Unemat avançou e evoluiu na oferta de cursos de pós-graduação. “Temos que pensar e olhar com responsabilidade esse crescimento, porque a maior dificuldade não está em aprovar um novo curso ou programa, está justamente em garantir a sua consolidação e a sua manutenção com a qualidade que queremos”, disse.



O professor e diretor político-pedagógico e financeiro do campus de Cáceres, Antônio Malheiros lembrou os investimentos que a Unemat vem fazendo na pós-graduação. “Nós vamos discutir esse planejamento e seremos co-responsáveis pela melhoria da política de pós-graduação na nossa universidade”, disse. Durante o evento o consultor Wagner Costa Ribeiro, da Universidade de São Paulo (USP) estará acompanhando e conduzindo os trabalhos no que diz respeito ao planejamento. 



Atualmente a pós-graduação stricto sensu na Unemat tem quase 400 alunos matriculados e atualmente conta com 10 mestrados acadêmicos, quatro mestrados profissionais, três doutorados acadêmicos, três doutorados em rede, dois doutorados interinstitucionais e um mestrado interinstitucional.        


Por: Lygia Lima