Imprimir
Fruteiras e plantas ornamentais nativas marcam 1ª edição de workshop da Unemat


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Tangará da Serra promoveram hoje (21) a 1ª edição do Workshop de Fruteiras e Plantas Ornamentais Nativas do Estado de Mato Grosso.



O evento teve início às 7 horas, com um circuito tecnológico nas unidades demonstrativas da Área Experimental da Unemat no Campus Universitário de Tangará da Serra, seguido de oficinas de arranjo florais.



Logo após as oficinas, às 10 horas, houve a abertura oficial do evento, no Auditório do Campus. Compuseram a mesa a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo; o vice-reitor, Ariel Lopes Torres; o diretor político-pedagógico e financeiro do Campus de Tangará da Serra, Anderson Fernandes de Miranda; o coordenador do evento, professor William Krause; o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira; e o secretário municipal de Agricultura, Ander Santos.



Após a abertura oficial, o produtor Paulo Benetti, do Sítio de Flores Gileade, ministrou a palestra ‘Experiência bem-sucedida como produtor de Flores em Mato Grosso’, comentando sobre novas tecnologias de produção para espécies de fruteiras e apresentando o potencial da floricultura para o Estado de Mato Grosso para produtores rurais e profissionais de assistência técnica.



“O Estado de Mato Grosso possui cerca de 140 mil núcleos de agricultura familiar, e a fruticultura e a floricultura são segmentos que podem perfeitamente serem cultivadas por estas famílias”, explicou o coordenador do evento, William Krause. “Assim, com o conhecimento e a adoção de tecnologias adequadas, os produtores poderão aumentar a produtividade e, consequentemente, aumentar a renda da família”, afirmou o professor.



Ao final do evento também foi lançado oficialmente o site MT Horticultura. Neste site estão disponibilizadas informações técnicas e de pesquisa da fruticultura, floricultura, olericultura e plantas medicinais desenvolvidas no Estado de Mato Grosso. Também foram lançadas edições da Cartilha do Fruticultor sobre cultivo do maracujazeiro e do abacaxizeiro. As cartilhas foram distribuídas gratuitamente aos participantes do evento, e também estão disponíveis no site para serem consultadas.


Por: Nataniel Zanferrari