Imprimir
Unemat realiza seminário itinerante sobre agroecologia em Araputanga


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza na próxima sexta-feira (19) a Etapa Araputanga do 1º Seminário Itinerante do Núcleo Nater (Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia), a partir das 13 horas na Câmara Municipal de Araputanga. Os interessados em participar podem se inscrever de forma gratuita através do link http://siec.unemat.br/ ou no horário do seminário.



 O Si-Nater é uma proposta de levar as discussões sobre agroecologia a agricultores familiares, técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) e alunos do ensino técnico, tecnológico e de cursos de bacharelado em ciências agrárias de municípios da região Oeste.



O evento que será realizado em Araputanga, nesta sexta-feira (19) contará com as seguintes palestras: “Vunerabilidade social e a construção de respostas sustentáveis da agricultura familiar da região do Alto Guaporé (MT) às mudanças ambientais contemporâneas”, que será ministrada pelo professor Heitor Marcos Kirsch; “Sistema rotacionado de pastagens” por Douglas Alves e Edinelça Szubris; “Sustentabilidade ambiental em assentamentos em Araputanga” por Eslaine Martins e Osmarino Moreira; “Características físio-químicas e parâmetros de higiene para a qualidade do leite” por Jaqueline Campos e Renata Scarante; “Efeitos da ambiência em criação de bovinos de corte a pasto” por Maycon Candote; “Reprodução de bovinos” por Lucas Andreto e “Sistemas agroflorestais” por Valteir Siani.



Os palestrantes são professores da Unemat e acadêmicos que integram o Nater, do curso de Zootecnia da Unemat e do curso de Engenharia Florestal do Campus de Cáceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O Si-Nater tem a organização do professor Samuel Laudelino Silva.



Histórico: Para organizar a realização do Seminário Itinerante do Núcleo Nater foram realizadas três oficina de preparação, onde foram discutidos os temas e o formato do evento que vai percorrer diferentes municípios da região Oeste. As preparações começaram em agosto de 2014 e o projeto de Extensão tem duração até 2016.


Por: Lygia Lima