Imprimir
Unemat promove Semana de Letras e Encontro de Espanhol


O Campus Universitário de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promove a partir de segunda-feira (15) a 16ª edição da Semana de Letras e a 1ª edição do Encontro de Espanhol, Língua e Cultura. O tema desta edição é o curso de Letras e suas possibilidades de ensino, pesquisa e tensão.



A comissão organizadora é formada pelos professores Gilmar Martins de Freitas, Shirlene Rohr de Souza, Tatiane Silva Santos e Maíra Brás Costa. Segundo o professor Gilmar Martins, a XVI Semana de Letras objetiva discutir sobre ensino e a aprendizagem de língua inglesa. “Discutimos formação docente, aspectos motivadores na formação dos discentes, bem como questões relativas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras mediados por tecnologias digitais, metodologias de ensino e pesquisa, ensino de literatura, constituição identitária de professores, dentre outras”, explica o professor..



Já o Encontro de Espanhol, Língua e Cultura pretende reunir as pesquisas na área de língua espanhola, com destaque para os aspectos culturais dos países hispanofalantes. “Temos o objetivo de incentivar o diálogo intercultural através dos trabalhos realizados no campus de Alto Araguaia e as investigações realizadas na área por outras instituições no Estado e fora de Mato Grosso”, explica a professora Tatiane Santos.



A Semana de Letras e o Encontro de Espanhol têm programação conjunta e contarão com oficinas, conferências e mesas de debates que começam no dia 15 e vão até 19 de junho, com a presença de professores do curso de Letras da Unemat/Alto Araguaia, além de professores convidados, como Fernando Jesus da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Jefferson Januário dos Santos, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Ana Carolina Macena Francini, da Universidade de São Paulo (USP); e Dilma Maria de Mello, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).



A participação é gratuita tanto para comunidade interna quanto externa e outras informações podem ser adquiridas no site do evento semanadeletras2015@blogspot.com.br



 



Animais e fronteiras



Na segunda-feira (15), o evento se inicia com a conferência 'Sujeito, Língua e Memória: uma reflexão sobre a Língua Espanhola na fronteira Cáceres/MT e San Matias (Bolívia)', que será proferida pelo professor Fernando Jesus da Silva, da UFMT.



Na terça-feira (16), o destaque fica para a mesa de debates ‘Animais e fronteiras’, às 21 horas no Centro de Pesquisas de Alto Araguaia (Cepaia). A professora Ana Carolina Macena Francini, da USP, participará do debate ‘A perturbadora presença animal: a representação do outro na nossa cultura, em Volamos de Antonio di Benedetto’. A professora Eveline Baptistella, da Unemat, participa do debate sobre animais e fronteiras entre espécies e ciências. A mediação é da professora Tatiane Silva Santos.



Na terça-feira também ocorre a mesa de debates com o tema 'Calidad, cambio educativo y mejora em la enseñanza de ELE: diálogos y perspectivas para uma implementación efectiva de la Ley federal 11161/2005', com a participação do professor Jefferson Januário dos Santos, da UEL.



Na quinta-feira (18), a conferência 'A sua, a minha, a nossa história de ensino – aprendizagem de línguas estrangeiras na era digital' conta com a participação da professora Dilma Maria de Mello, da UFU.


Por: Miguel Rodrigues Netto e Nataniel Zanferrari