Imprimir
Unemat marca presença no Festival Internacional de Pesca
A Unemat marca presença no 34º FIPe, com participação no Ciclo de Palestras e com um estande para exposição das atividades da Universidade


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) marcará presença participando da 34ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), que se inicia hoje (10), em Cáceres.



Além da participação no Ciclo de Palestras do Festival, a Instituição contará com um estande para exposição no evento, através do qual divulgará as atividades da Universidade junto ao público. No estande unematiano, estarão expostos os mais diversos projetos de extensão realizados pelos membros da comunidade acadêmica.



De acordo com a coordenadora do estande da Universidade no evento, Joseane Cunha, a exposição não tem apenas o objetivo de divulgar a Unemat e suas ações. “Queremos estar junto à comunidade, tirando dúvidas da população a respeito da Universidade”, afirma Joseane.



A coordenadora do Comitê Gestor de Município Indutor e uma das coordenadoras do FIPe, Rosângela Cabral Rosa Lazarin, também destaca a participação expressiva da Unemat no Ciclo de Palestras, que vão até sexta-feira (13) no auditório da Site Contabilidade e na Câmara Municipal de Cáceres. “Estaremos articulando ações em parcerias com o Ministério de Pesca e Aquicultura, com Secretaria de Estado de Turismo e com as autoridades municipais para gerar vantagens estratégicas e produtivas para Cáceres e região no que diz respeito à pesca e ao turismo”, afirma Rosângela.



 



Mamação



Hoje, quarta-feira (10), das 19 às 23 horas, o estande divulgará junto ao público o projeto de extensão Mamação. Desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Unemat, que mantém um programa de educação em saúde junto às gestantes e mães que deram à luz recentemente internadas no Alojamento Cojunto do Hospital São Luiz, em Cáceres. Os temas desenvolvidos são voltados para a promoção da saúde das gestantes e novas mães, preparo da gestante para o momento do parto e incentivo ao aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês da criança.



 



Ação Reeducativa



Amanhã, quinta-feira (11), das 15 às 19 horas, quem frequentar a FIPe poderá conhecer o projeto da Ação Reeducativa: Cultivando, Interagindo e Transformando (Arecit), que visa contribuir no processo de recuperação dos reeducandos da Comunidade Terapêutica de Dependentes Químicos Renascendo com Cristo. A Arecit também trabalha com a prevenção do uso indevido de drogas na sociedade.



 



Mestrados e doutorados



Amanhã, quinta-feira (11), das 19 às 23 horas, e sábado (13), das 20 às 23 horas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unemat estará divulgando os curso de pós-graduação da Instituição, que incluem dez mestrados acadêmicos, três mestrados profissionalizantes, três doutorados acadêmicos, três doutorados em rede, dois doutorados interinstitucionais, um mestrado interinstitucional e três cursos de especialização a distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Unemat.



 



Editora Unemat



Na sexta-feira (12), das 15 às 19 horas, a Editora Unemat divulgará as obras dos autores unematianos, frutos da pesquisa e dos trabalhos dos membros da comunidade acadêmica da Instituição.



 



Brincar é o melhor remédio



Na sexta-feira (12), das 19 às 23 horas, será a vez do projeto Brincar É O Melhor Remédio. Realizado no Hospital Regional de Cáceres Dr. Antonio Fontes (HRCAF), o projeto realiza atividades contínuas no HRCAF com crianças e adolescentes hospitalizados. Estas atividades recreativas visam contribuir para o bem-estar dos pacientes, minimizando os efeitos negativos da hospitalização.



 



Agro Mulher



No sábado (13), das 12 às 16 horas, o projeto Agro Mulher participará da exposição que, entre outras ações, visa melhorar a aprendizagem das alunas de Ensino Médio em relação às disciplinas de Física e Matemática, divulgar o curso de Engenharia Agronômica da Unemat, estimular as alunas a escolherem áreas de engenharia e minimizar as dificuldades nas áreas de exatas ao ingressarem em um curso superior como engenharia.



 



Acervo Artístico Unemat



No sábado (13), das 12 às 16 horas, quem marca presença no estande é o Acervo Artístico da Unemat, que cataloga obras artísticas da Universidade. O objetivo principal está voltado para a institucionalização, por meio de registro sistematizado, catalogação e divulgação do acervo de obras artísticas dispostas em todos os Câmpusda Unemat. De relevância social, cultural e histórica, o Acervo Artístico valoriza e legitima as expressões culturais elaboradas por diversos artistas do Estado de Mato Grosso, levando em consideração que este acervo artístico também expressa a sociedade em suas representações. Assim, a Universidade entra em efetivo contato com aquilo que é produzido artisticamente dentro e fora de sua estrutura física e, ao mesmo tempo, reforça seu papel de mediadora na construção de uma sociedade mais crítica e consciente do seu pertencimento identitário e, sobretudo, ela se coloca como um importante espaço de trocas simbólicas e culturais, além de servir de um espaço de exposição contínua de obras de arte.



 



Centro de Referência em Direitos Humanos



No domingo (14), das 12 às 16 horas, o Centro de Referência em Direitos Humanos de Cáceres (CRDH) participa do Festival. Fruto de convênio entre a Unemat e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em cooperação com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, o Centro atua como uma Casa de Direitos, de mecanismos de defesa, promoção e acesso à justiça, articulando a Rede de Proteção de Direitos Humanos em Cáceres. Atua com a divulgação de informações sobre direitos e serviços, atendimento e acompanhamento ao público, projetos de extensão e pesquisa, articulação e a formação em direitos humanos.



 



Projeto Sinfonia



No domingo (14), das 16 às 23 horas, haverá apresentação do Projeto Sinfonia, que ensina música instrumental gratuitamente aos acadêmicos e à comunidade em geral, em várias categorias instrumentais: violino, flauta, clarinete, trompa, trompete, sax alto, sax tenor, trombone, bombardino e tuba sinfônica. Aceitando alunos a partir dos 10 anos de idade, o propósito é preparar músicos com conhecimento e habilidade suficiente para integrar a Banda Sinfônica do Campus Universitário de Cáceres da Unemat.



 



Economia Solidária



Também no domingo (14), das 16 às 23 horas, o Programa Institucional de Educação e Socioeconomia Solidária (Pieses) está exposto no estande unematiano. Com o foco de sua pesquisa e extensão na educação do campo, na economia solidária e nocomércio sustentável, o Pieses abriga projetos como a Juventude Camponesa, o Empace, o Incubar e o Centro de Comércio Justo, Solidário e Sustentável de Cáceres (Cessol).



 



Unemat no Ciclo de Palestras



A Unemat também marca presença no Ciclo de Palestras da 34ª edição do FIPe. Na tarde de hoje, quarta-feira (10), o professor Luciano Pereira da Silva, do curso de História da Unemat em Cáceres, palestrou sobre o patrimônio arqueológico e sustentabilidade em Cáceres.



Amanhã, quinta-feira (11), o professor Claumir César Muniz, do curso de Biologia da Unemat em Cáceres e membro do Projeto Bichos do Pantanal, ministrou palestra sobre a importância das baías para os peixes do Rio Paraguai.



Na sexta-feira (12), com início às 8 horas, na Câmara Municipal de Cáceres, o Ciclo de Palestras contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Zahluth Barbalho.



A primeira palestra da sexta-feira, ministrada pelo coordenador de Pesca Amadora do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Kelven Lopes, tratará da pesca esportiva no Brasil e de seus desafio e potencialidades no Mato Grosso.



Às 10 horas, o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Luiz Carlos de Oliveira Nigro, palestrará sobre as novas diretrizes do Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso, com abordagem no seguimento de pesca esportiva.



Às 14 horas, a coordenadora do Comitê Gestor de Município Indutor, Rosângela Cabral Rosa Lazarin, ministrará a palestra ‘Planejamento e gestão: A experiência de município indutor em Cáceres’.



Uma mesa redonda está marcada para as 15 horas, tendo por tema o papel de Cáceres na divulgação do Campeonato Brasileiro de Turismo de Pesca. A mesa redonda será coordenada por Kelven Lopes, do MPA.


Por: Nataniel Zanferrari