Imprimir
Pró-reitor participa das comemorações do sesquicentenário de Rondon em Mimoso


O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professor Anderson Amaral, participou da solenidade de comemoração dos 150 anos de nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon organizada pelo governo do Estado, em Mimoso, onde Marechal Rondon nasceu em 05 de maio de 1865.



Anderson Amaral é presidente da comissão de professores e técnicos, criada pela reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, para traçar as ações comemorativas do Ano de Rondon. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, que considera Rondon o maior mato-grossense da história, instituiu 2015 como o ano comemorativo do nascimento de Rondon que se encerra em maio de 2016.   



Os bisnetos de Marechal Rondon e do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, líderes da expedição científica Rondon-Roosevelt, que ocorreu entre 1913 e 1914, Coronel Benjamin Rondon e Tweed Roosevelt acompanharam a cerimônia que também contou com a presença do comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.



A manhã em Mimoso teve inúmeros festejos em comemoração a Rondon que é Patrono das Telecomunicações no Brasil. O 13º Pelotão de Comunicações abriu o desfile militar. Os vereadores de Santo Antônio do Leverger realizaram uma sessão solene da Câmara com a entrega da Comenda Marechal Rondon a pessoas que prestaram relevantes serviços ao município.



O Governo do Estado e os Correios lançaram o selo de Rondon que será utilizado ao longo do ano nas correspondências oficiais de Mato Grosso. As apresentações culturais como a da etnia Bororo não poderiam faltar uma vez que Rondon era um defensor dos indígenas e em sua citação mais famosa disse: “Morrer se necessário for... Matar nunca!” - Marechal Rondon.



 



 


Por: Hemilia Maia