Na sexta-feira (17) ocorre a abertura das atividades do Projeto ‘Anauê: Vivenciando a história e a cultura de Cáceres e do Pantanal cacerense’, na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur), popular Sematur/Daveron, às 19 horas.
Trata-se de um projeto de extensão e cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, que visa a promoção de ações pedagógicas, científicas e culturais de formação de pessoal que tenha interesse em desenvolver atividades voltadas ao turismo em Cáceres e no Pantanal cacerense, como guias de turismo.
As ações serão organizadas em forma de minicursos, oficinas, colóquios, seminários, conferências e palestras, com formadores especializados do Centro de Pesquisa e Museu da Unemat, do Centro de Pesquisa em Literatura da Unemat, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da Prefeitura Municipal de Cáceres, do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres e da Agência de Viagens Estação Paraíso.
Nas atividades propostas, o foco será a história e a cultura do Pantanal, com ênfase nos pontos turísticos do município de Cáceres; o turismo pedagógico do pantanal e da cidade, bem como a construção de mecanismos que ofereçam conhecimento sobre a história e a cultura étnico-brasileira, como os povos indígenas e a história e cultura afrobrasileira.
Como objetivo principal do projeto, destaca-se a necessidade de promover, em Cáceres, a construção do conhecimento voltado à história e à cultura, desenvolvendo hábitos de curiosidades e interesse pela preservação do patrimônio cultural e natural do município e do Pantanal cacerense.
As ações deverão enriquecer o conhecimento daqueles que se interessam pelo turismo pedagógico, com dinâmicas interdisciplinares onde possam ter oportunidades de construir e participar de atividades teóricas e práticas, aplicadas e orientadas por profissionais qualificados.
O projeto é uma parceria entre a Unemat, a Prefeitura Municipal de Cáceres e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, e está sob a coordenação dos professores Agnaldo Rodrigues da Silva, Olga Maria Castrillon Mendes e especialista Soeli Figueiredo. Além dos coordenadores, participarão do projeto, com oficinas e minicursos, os professores João Ivo Puhl, Luciano Pereira da Silva, Luís César Castrillon Mendes, Maria do Socorro de Sousa Araújo e Marli Auxiliadora de Almeida.
Para maiores informações, entre em contato com o Centro de Pesquisa e Museu da Unemat, pelo telefone (65) 3224-1438.