Imprimir
Capes aprova mais dois mestrados na Unemat


A Universidade do Estado de Mato Grosso obteve a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ) em duas propostas de Programas de Pós-graduação em nível de Mestrado, o de Geografia – que será oferecido no campus de Cáceres, e o de Ensino de Ciências e Matemática – que será oferecido no campus de Barra do Bugres.



Os dois mestrados foram aprovados com conceito 3, numa avaliação que vai até sete como excelência nacional. Com essas aprovações a Unemat passa a oferecer 10 mestrados acadêmicos, três mestrados profissionais, dois doutorados acadêmicos e três doutorados em rede para a comunidade.



O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, destacou que a aprovação dos mestrados é o resultado de uma política de qualificação do seu quadro que vem se preparando ao longo dos anos, com os investimentos de pessoal, tanto docente como técnico-administrativo. “Esses investimentos começam a dar retorno com um ensino de qualidade, projetos de pesquisa e extensão que beneficiam a população e a comunidade científica com a aprovação de novos programas de pós-graduações”.



Rodrigo Zanin disse ainda que essa a aprovação desses novos mestrados é resultado de uma política que incentivou a ampliação da pós-graduação na Unemat promovida pela gestão anterior e que terá continuidade nessa gestão.



A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, lembra que as aprovações de programas de pós-graduação stricto sensu, em níveis de mestrado e doutorado, no interior do país é fundamental para deslocar a política de qualificação do eixo centro-sul e promover o desenvolvimento regional.  “Além disso, essas aprovações mostram que o nosso corpo docente vem amadurecendo sua produção e com isso temos conseguido ampliar o número de programas de mestrado e doutorado na nossa instituição”.



O mestrado em Ensino e Ciências Matemáticas é o primeiro programa de pós-graduação do campus de Barra do Bugres, e segundo o parecer da Capes sobre a sua aprovação vai contribuir no enfrentamento das diferenças regionais.


Por: Lygia Lima