Imprimir
Unemat discute cooperação técnica com Secretaria de Agricultura e Empaer


No encontro realizado ontem (31), em Cuiabá, foram discutidas as perspectivas em produção acadêmica e experimental em Mato Grosso e ficou deliberado um possível termo de cooperação técnica entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e a Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf-MT), com a criação do 1º campo experimental de transferência de tecnologia em agricultura familiar do Estado.  



A Unemat, atualmente, conta com mais de 350 doutores e mais de 380 mestres distribuídos em 13 campi, 60 cursos regulares presenciais além das modalidades diferenciadas, e, entre eles Agronomia e Zootecnia. A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, aposta que a Seaf pode ajudar o ensino acadêmico viabilizando os campos experimentais que a Instituição necessita para a realização de pesquisas e análises com foco no incentivo e apoio a agricultura familiar e o pequeno produtor.



Durante a reunião também ficou definida a organização do encontro estadual de estudantes da área da Agronomia e Zootecnia com o apoio do Governo do Estado, além de maior interação dos mestres e doutores da Unemat nas discussões das câmaras técnicas setoriais da Seaf. E a Unemat ainda propôs a criação de um programa de estágio remunerado.



“Neste primeiro momento, em parceria com a Seaf e a Empaer, para os cursos de Zootecnica, Engenharia Florestal, Agronomia, e os dois tecnólogos em Agroecologia, e, posteriormente, o estágio remunerado seria estendido para outros cursos”, afirmou a reitora, Ana Di Renzo.  Já o secretário da Seaf, Suelme Fernandes, comentou: “Com o apoio e assistência técnica da nossa co-irmã, a Empaer, faremos  uma cooperação e grupos de trabalho com a Unemat. Ótimas experiências de campo com certeza sairão dessa parceria”.



Entre os participantes do encontro estavam a secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec), Luiza Trovo e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural  (Empaer), Rogério Monteiro. 


Por: Hemília Maia e Henrique Pimenta