Imprimir
Professor da Unemat participa de conferência na Flórida


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi representada pelo professor Amintas Nazareth Rossete, da Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas do Campus Universitário de Nova Xavantina, em visita à Universidade da Flórida, em Gainesville, Flórida. Professor Amintas participou da 64ª Conferência Anual do Centro de Estudos da América Latina da Universidade da Flórida, intitulada ‘Visualizando trópicos sustentáveis’.



A conferência foi realizada de 25 a 28 de março, e propõe estimular uma discussão dinâmica sobre as alternativas e soluções que lidam com a complexidade do tema da sustentabilidade e do bem estar humano e ambiental. A conferência tem como objetivo engajar a comunidade do Programa de Conservação e Desenvolvimento dos Trópicos, acadêmicos, representantes governamentais e profissionais atuando no campo e suas diversas perspectivas para visualizar em que condições os trópicos estarão nas próximas décadas.



Com o título de ‘BR-158: Um novo eixo de expansão do agronegócio no Mato Grosso’, o professor Amintas apresenta dados sobre a rápida expansão da soja no eixo da Rodovia Federal BR-158, principalmente em municípios da região o Vale do Araguaia, que estão fazendo o crescimento da área agricultável, principalmente pela conversão de uso de áreas antes utilizadas para pastagens.



Além de professor Amintas, representantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Universidade Federal de Tocantins (UFT), participaram junto com professores da Universidade da Florida de discussões sobre o andamento do projeto do grupo de pesquisa intitulado Rede de Cooperação Internacional para Pesquisa Integrativa sobre Efeitos Socioambientais de Barragens Hidrelétricas na Amazônia Legal (Coopi).



Nas discussões, foi apresentado o andamento dos trabalhos do grupo. Este projeto, no qual o Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PGG-EC) do Campus de Nova Xavantina está inserido, tem como objetivo desenvolver metodologias interdisciplinares e integrativas para pesquisa acadêmica, partindo da análise das mudanças ocorridas no sistema relacionado à pesca e sistemas pesqueiros frente à implantação de empreendimentos hidrelétricos.


Por: Nataniel Zanferrari