Imprimir
Ações da Unemat serão integradas ao mapeamento estratégico do Estado


As ações da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) serão integradas ao mapeamento estratégico do Estado, que está em fase de elaboração pela equipe técnica do governo. 



Nesta terça-feira (10.02), o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, se reuniu com a reitora Ana Maria Di Renzo, com o vice-reitor, Ariel Lopes Torres, e representantes das pró-reitorias para dar início à construção de um planejamento que contribua para a melhoria da infraestrutura e da qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade. 



Durante a reunião, Ana Maria apresentou os trabalhos desenvolvidos pela instituição e solicitou a liberação de convênios firmados com o Governo Federal que dependem de contrapartida do Estado, além de autorização para execução de obras que já haviam sido licitadas. 



Conforme a reitora, desde 2013 a Unemat vem registrando grande crescimento com a criação de novos Câmpuse cursos em todo o Estado. Atualmente a instituição conta com 13 unidades. “Houve um forte investimento em qualificação, mas isso também demanda mais estrutura”, ponderou. Para alcançar melhores resultados, o corte de gastos, segundo ela, tem sido fundamental. “Estamos ‘ajustando a casa’”, completou. 



O secretário Marco Marrafon afirmou que o Governo do Estado atuará de forma integrada com a Universidade e ressaltou o compromisso do governador Pedro Taques de transformar a educação de Mato Grosso em referência para todo o país. “Estaremos sempre à disposição para dialogar e buscar as melhores soluções para os problemas. Educação é prioridade, por isso dedicaremos atenção especial a essa área”, disse. 



Ana Maria Di Renzo agradeceu a atenção. “Esse diálogo é muito importante, afinal, temos todos o mesmo interesse: garantir educação de qualidade para as pessoas”. 



Novo modelo de gestão 



As ações a serem desenvolvidas pela Unemat nos próximos quatro anos serão definidas no dia 19 de fevereiro, durante oficina que irá debater o eixo “Educar para transformar e emancipar o cidadão”, previsto no plano do governo Pedro Taques. 



As oficinas são realizadas pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e marcam o início do mapeamento estratégico do Estado. Constituem ainda o primeiro passo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governador Pedro Taques perante a sociedade.


Por: Renata Neves - Seplan